Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

O que causa olheiras: Veja o que causa olheiras e saiba como evitar ter olheiras

O que causa olheiras: Veja o que causa olheiras e saiba como evitar ter olheiras.

Hoje traremos para você uma matéria completa com a médica dermatologista Marina Hayashida sobre olheiras. Neste artigo você vai tirar todas suas dúvidas sobre olheiras, o que causa, tipos e formas de tratamento.

Você provavelmente já deve ter se olhado no espelho e achado que a sua expressão facial aparentava um cansaço extremo por conta das suas olheiras. As manchas abaixo dos olhos, que muitas vezes também podem ser profundas, são grandes vilãs da autoestima de homens e mulheres. E, ao contrário do que muitos pensam, elas nem sempre são causadas por noites mal dormidas!

Primeiramente, é importante saber que nem todas são iguais. Existem diferentes tipos de olheiras e cada uma tem uma causa. Neste post, vamos explicar melhor quais são as causas das olheiras e quais os tratamentos disponíveis para cada uma.

A hiperpigmentação periorbital, nome científico das olheiras, são as manchas que surgem ao redor dos olhos, geralmente causadas por vasos sanguíneos ou pela presença de melanina na região. Isso resulta em uma coloração escura, de tom arroxeado, avermelhado ou amarronzada.

Segunda a dermatologista, algumas olheiras estão diretamente ligadas aos nossos hábitos e nosso envelhecimento celular.

Hábitos que pioram as olheiras:

Sono

Um sono de qualidade é importante para evitar a piora das olheiras; Dormir muito ou dormir menos que o necessário é um fator primordial para a piora do quadro.

Fumantes

Fumo, pessoas fumantes tem tendência a piorar progressivamente o quadro de olheiras.

Sol

A exposição solar piora o quadro de olheiras, provocando o escurecimento ainda mais acelerado da região ao redor dos olhos. Protetor solar e óculos de sol podem ajudar a amenizar os efeitos do escurecimento da região.

Alimentação

A alimentação é um fator importantíssimo na prevenção das olheiras e as bebidas alcóolicas, excesso de açúcar, comidas gordurosas, alimentos que provocam inchaço e inflamação pioram as olheiras.

Tipos de olheiras

As olheiras Fundas

As olheiras profundas são bastante comuns, tanto em homens quanto em mulheres. Elas costumam ser muito incômodas, pois não passam, mesmo com boas noites de sono. E você sabe por quê? É que elas estão relacionadas à estrutura do rosto, e também aos sinais do envelhecimento. Quer saber como tratá-las? Confira no artigo a seguir!

O que são as olheiras profundas?

Olheiras podem ser de vários tipos: vasculares, genéticas, inchadas, escuras ou profundas. Esta última é uma das mais comuns, e por vezes é chamada de “olheira falsa”. Ela é caracterizada por afundamento na região abaixo dos olhos, fator que causa um sombreamento natural e dá uma aparência de cansaço ao rosto.

O que causa as olheiras profundas?

As olheiras profundas são causadas por uma característica anatômica, em que o sulco lacrimal é mais fundo do que o normal. Assim, abaixo dos olhos se forma uma sombra, dando a impressão de cansaço à face e piorando casos de olheiras preexistentes.

Além disso, o envelhecimento também pode desencadear olheiras profundas. Mas como? Com o passar dos anos, a pele vai ficando mais fina e perdemos volume facial. Isso acontece com a gordurinha que fica abaixo dos olhos, “afundando” a região.

Também podemos citar o efeito de “derretimento facial” como um dos causadores das olheiras profundas. Isso também é um sintoma do envelhecimento (ou pode estar associado à perda de peso repentina e expressiva), que causa quedas de pele e torna mais evidente a depressão abaixo dos olhos.

Como tratar as olheiras profundas?

O tratamento mais indicado para amenizar as olheiras profundas é o preenchimento com ácido hialurônico, uma substância natural, produzida pelo organismo para hidratar os tecidos. O procedimento ajuda a volumizar a área, deixando a aparência mais descansada e jovial.

Tudo é feito no consultório médico e leva poucos minutos para ser concluído. Além disso, o paciente pode retomar suas atividades cotidianas logo após o procedimento!

Resultados do tratamento para olheiras

O ácido hialurônico é absorvido pelo organismo com o tempo, por isso, o preenchimento das olheiras costuma durar em torno de 12 meses, variando conforme o organismo do paciente. Assim, são necessárias sessões de manutenção para que o resultado permaneça sendo satisfatório.

Olheira pigmentar (Acastanhada)

Ela surge devido ao acúmulo de melanina – o pigmento que dá cor à pele – na região dos olhos, apresentando uma coloração puxada para o marrom. Ela é mais comum em pessoas com tom de pele mais escuro.

As olheiras pigmentares têm um tom acastanhado e surgem devido ao excesso de melanina na região dos olhos, o que causa uma hiperpigmentação. Essa modalidade pode ser tratada com o peeling de clareamento, com cremes clareadores ou com intervenções a laser, que devem ser realizadas por um bom especialista.

É importante evitar se expor ao sol durante o tratamento, para evitar manchas e queimaduras na pele. Além disso, não é indicado coçar ou massagear a região.

Olheira vascular

Essa é a que conhecemos como ‘olheira do cansaço’. Surge devido à má circulação na região ocular ou pela congestão dos vasos sanguíneos. Como a pele dos olhos é mais fina, é possível notar esses vasinhos, que apresentam tons azulados, avermelhados ou arroxeados.

Essas olheiras ocorrem por conta da dificuldade de circulação sanguínea na pálpebra inferior. Assim, pessoas que tem tendência a ter problemas circulatórios nessa região, bem como pessoas que tiverem noites mal dormidas, ficam com essa área em uma cor azulada, arroxeada ou avermelhada.

Nesses casos, o tratamento indicado ocorre por meio do uso de cosméticos que melhorem a circulação e de drenagem linfática na região. Nos casos necessários, pode ser feita, ainda, uma cirurgia para remoção de bolsas.

Olheira estrutural

É a olheira funda, que surge devido à anatomia do rosto. Pessoas que têm os olhos fundos acabam projetando uma sombra na região dos olhos, escurecendo essa área.

Olheira mista

Esse é um dos tipos mais comuns, e surge quando dois ou mais tipos de olheiras estão presentes no mesmo paciente. Por exemplo: pode ser que o paciente tenha olhos fundos e com tom arroxeado, um tipo chamado de estrutural vascular. Além disso, existem outros subtipos: vasculares pigmentados e estruturais pigmentados.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

O que causa olheiras: Veja o que causa olheiras e saiba como evitar ter olheiras

O que causa olheiras: Veja o que causa olheiras e saiba como evitar ter olheiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *