Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Aprenda Receitas Caseiras para Curar Candidíase Naturalmente

Aprenda Receitas Caseiras para Curar Candidíase Naturalmente.

Alguns remédios caseiros, como banho de assento com camomila ou barbatimão, têm ação antifúngica e anti inflamatória, ajudando no tratamento da candidíase, uma infecção que é causada pela proliferação excessiva do fungo do gênero Candida albicans e que pode afetar a região genital, a pele, a boca ou o intestino, causando sintomas como coceira, vermelhidão ou ardência.

Além disso, o uso do alho, do óleo essencial de tea tree e do óleo de coco também podem ajudar a combater a candidíase, pois possuem propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti inflamatórias.

Outra forma de ajudar no tratamento da candidíase é consumir alimentos probióticos, como iogurte ou kefir; alimentos prebióticos, como cereais integrais ou biomassa de banana verde; e alimentos anti inflamatórios, como vegetais e frutas frescas e gorduras boas, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Veja outros alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Embora não devam substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são opções interessantes e devem ser usados conforme orientação de um médico ou fitoterapeuta para complementar o tratamento indicado, ajudando a aliviar os sintomas da candidíase. Conheça outras formas de tratar a candidíase.

  1. Banho de assento com barbatimão

Um remédio caseiro muito eficaz, barato e sem efeitos colaterais para ajudar a tratar a candidíase genital é o banho de assento com barbatimão, uma planta rica em flavonoides, terpenos e taninos com ação antibacteriana, antifúngica e adstringente. Para o banho de assento, se utiliza apenas a casca do caule da árvore.

Ingredientes:

  • 20 g de cascas de barbatimão seco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água com as cascas do barbatimão por 10 a 15 minutos. Tampar e deixar descansar até amornar. Coar e misturar com mais água para encher uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 20 minutos 1 vez ao dia.

Cuidados no uso: O banho de assento com barbatimão não deve ser feito por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pois não existem pesquisas sobre o risco do uso da planta nestas situações.

  1. Iogurte e mel

O iogurte e mel podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico para infecção vaginal por fungos, já que são capazes de aliviar a coceira e a vermelhidão causada pelo fungo, podendo ser consumidos ou aplicados externamente.

  1. Bochecho com barbatimão

A casca de barbatimão, uma planta medicinal que tem potente ação antifúngica e antibacteriana, também pode ser usada em bochechos para ajudar a combater a candidíase oral.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (3g) de cascas de barbatimão;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Ferver a água com as cascas do barbatimão por 10 a 15 minutos. Apagar o fogo e deixar tampado até esfriar. Coar e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Cuidados no uso: Por não existirem pesquisas sobre o risco do uso em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, o bochecho de barbatimão não deve ser usado nestas situações.

  1. Pomada de óleo de coco e tea tree

O óleo de coco é um alimento rico em ácido láurico e caprílico com potente ação antifúngica e antimicrobiana, ajudando a combater a candidíase genital. Já o óleo essencial de tea tree, também conhecido como melaleuca, é uma planta com potente ação antibacteriana e antifúngica, que diminui a proliferação dos fungos, ajudando no tratamento da candidíase.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 2 gotas de óleo essencial de tea tree.

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos. Em uma vasilha, misturar o óleo de coco e o óleo essencial de tea tree com uma colher e aplicar nas genitais 1 vez por dia, por até 5 dias.

  1. Ácido bórico

O ácido bórico pode ser encontrado nas farmácias na forma de óvulos vaginais, sendo principalmente indicado no tratamento de infecções vaginais por fungos. É indicado que o óvulo de ácido bórico seja usado de acordo com a orientação do médico, podendo ser recomendada a sua utilização por 7 a 10 dias.

  1. Banho de assento com chá de camomila

O chá de camomila tem ação antimicrobiana, anti inflamatória, antifúngica, sendo ótima para auxiliar no tratamento e diminuir os sintomas da candidíase genital, como coceira e ardência.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de flores de camomila seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água, apagar o fogo e acrescentar as flores de camomila. Tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e misturar com mais água para encher uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 20 minutos 1 vez ao dia. Outra opção é enxaguar a região íntima 1 vez ao dia.

  1. Própolis

O própolis é uma resina rica em antioxidantes com propriedades bactericidas e antifúngicas que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater a candidíase. Conheça todas as propriedades benéficas do própolis.

ingredientes:

  • 20 gotas de extrato de própolis;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Diluir o extrato de própolis no mel e tomar 1 vez ao dia por 20 a 30 dias para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater a candidíase.

Cuidados no uso: O extrato de própolis não é indicado para pessoas com alergia a abelhas, própolis ou os componentes da fórmula do produto. Já durante a gravidez ou amamentação, o própolis deve ser usado somente com orientação médica.

  1. Banho de assento com vinagre de maçã

O vinagre é um alimento rico em ácido gálico, lático e cítrico, compostos com propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, sendo uma importante opção para ajudar no tratamento da candidíase genital.

ingredientes:

  • 2 colheres de vinagre de maçã;
  • 1 litro de água morna.

Modo de preparo:

Diluir o vinagre na água morna e transferir a mistura para uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 20 minutos 1 vez por dia.

Cuidados no uso: o vinagre de maçã deve ser sempre diluído antes de ter contato com a pele, pois é uma substância ácida que pode causar irritação. Este banho de assento não pode ser usado por mulheres grávidas.

  1. Banho de assento com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância química natural com pH alcalino, podendo ser usado em banhos de assento para ajudar a diminuir a acidez da vagina, o que dificulta o crescimento e a proliferação do fungo Candida, e ajuda a aliviar os sintomas de coceira e irritação da candidíase.

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 3 litros de água morna.

Modo de preparo:

Diluir o bicarbonato de sódio na água morna e transferir a mistura para uma bacia e após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 20 minutos 2 vezes por dia até aliviarem os sintomas.

  1. Óleo essencial de orégano
    O óleo essencial de orégano tem potente ação antimicrobiana e fungicida, sendo uma ótima opção para auxiliar no tratamento da candidíase de pele, inibindo o crescimento da Candida albicans.

Ingredientes:

2 gotas de óleo essencial de orégano;
1 colher de sopa de óleo vegetal (coco, azeite ou amêndoas).

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misturar bem o óleo essencial de orégano com o óleo vegetal. Com pele já higienizada, aplicar a mistura, massageando o local.

Cuidados no uso: o óleo essencial de orégano não é indicado para pessoas que tenham alergias a tomilho, manjericão, menta ou sálvia, uma vez que podem ser sensíveis ao óleo de orégano, visto que a família de plantas é a mesma. Além disso, esse óleo não deve ser usado por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

O que comer para tratar candidíase

Para tratar a candidíase, é importante priorizar alimentos prebióticos, como cereais integrais e alho, e probióticos, como iogurte, kombucha e kefir, que irão fortalecer a flora intestinal, combatendo a candidíase. Conheça outros alimentos fontes de probióticos.

Além disso, deve-se consumir também vegetais e frutas frescas, ervas naturais e sementes que têm potente ação anti inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico. Veja mais detalhes de como deve ser a alimentação na candidíase.

Durante a candidíase é importante também evitar todos os tipos de doces, como sorvete, biscoito, bolos, e cereais refinados, como pão branco ou macarrão branco, pois estes alimentos causam o desequilíbrio da flora intestinal, podendo piorar o quadro da candidíase.

Saiba, com a nossa nutricionista, quais alimentos devem ser priorizados no tratamento da candidíase:

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Aprenda Receitas Caseiras para Curar Candidíase Naturalmente

Aprenda Receitas Caseiras para Curar Candidíase Naturalmente
Aprenda Receitas Caseiras para Curar Candidíase Naturalmente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *