Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Alternativas Saudáveis ao Café: Opções Nutritivas para Começar o Dia

Uma alimentação saudável começa com a primeira refeição.

Desde a hora que vamos dormir até a hora que acordamos há um longo período em jejum. É neste momento em que os hormônios trabalham no nosso corpo digerindo tudo o que comemos na noite anterior. Há também a queima de glicose e de glicogênio, reação que ocorre para gerar energia e manter o organismo funcionando, como circulação e respiração.

Ao despertar os níveis de glicose estão muito baixos e precisam ser repostos. Esta reposição é feita por meio da alimentação. Um bom café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono, para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas.

Benefícios do café da manhã

Dobra a sua energia

Começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária.

Mais foco e nitidez durante o dia

Fome gera distração e dificulta na realização das tarefas, como assistir uma aula, se concentrar na reunião, dirigir e muito mais. Um bom desjejum é o primeiro passo para proporcionar energia para o cérebro e manter a concentração.

Evita o mau humor

Quem não toma café da manhã corre o risco de ter indisposição e cansaço para o resto do dia, podendo até causar mau humor e desmotivação.

Acelera o metabolismo

Durante a noite, o nosso metabolismo age bem devagar. Por isto é necessário se alimentar logo quando acordar, para acelerar o metabolismo e regular o funcionamento do organismo.

Porções menores no almoço

Quando se toma o desjejum você vai sentir menos fome na hora do almoço e consumir porções menores e, consequentemente, menos calorias.

Evita o colesterol ruim

Recusar o café da manhã estimula a produção de LDL (colesterol ruim). Isto acontece porque você não acelera o metabolismo quando acorda, fazendo com que a gordura acumule nas artérias.

Apesar das várias funções e vantagens que o desjejum fornece ao nosso organismo, uma pesquisa divulgada pela Nestlé mostra que 17% das 207 mães pesquisadas afirmaram que seus filhos não fazem esta refeição todos os dias. A principal causa apontada é a falta de tempo, sendo 59% das respostas. Ainda no estudo, 83% das participantes disseram que nunca abrem mão de tomar café da manhã, sendo que metade disse que as crianças comem sempre os mesmos alimentos.

Horário adequado

Para se ter todas as vantagens o horário em que tomamos o café da manhã é essencial. O ideal é comer até, no máximo, uma hora após acordar. Quanto mais tempos nos mantermos em jejum, mais fome vamos sentir e teremos muito mais chance de exagerar.

Grupos alimentares para o café da manhã

Um desjejum nutritivo e equilibrado é composto por três grupos alimentares fundamentais:

  • Lacticínios (leite, iogurtes e queijos): principais fontes de cálcio, os lacticínios também são ricos em proteínas;
  • Cereais integrais, pães, bolos e biscoitos: ricos em carboidratos, estes alimentos são a principal fonte de energia para o nosso organismo. Lembre-se de preferir as versões integrais que além da energia, garante uma boa quantidade de vitaminas e fibras;
  • Frutas (em suco ou puras): fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas favorecem o bom funcionamento dos intestinos;
  • Gorduras saudáveis: oleaginosas, óleo de coco e azeite (no lugar da manteiga) são excelentes opções para o café da manhã.

As dietas devem ser individualizadas e específicas para cada pessoa.

Alimentos a serem evitados:

  • Margarina

De modo geral, manteigas e margarinas contêm quantidades próximas de calorias e gorduras. O que as difere é a origem das duas.

A margarina deve ser evitada porque, apesar de conter vitaminas, também possui conservantes e estabilizantes, além de ser uma gordura criada artificialmente (uso de óleo vegetal modificado), que passa por processos químicos para ficar sólida. Um produto industrializado que possui cerca de 20 INGREDIENTES!

  • Suco artificial de caixinha

Você já se perguntou se o suco industrializado faz bem para a saúde? Infelizmente, o grande teor de açúcar, corantes e aromatizantes torna esse produto pouco saudável.

“É cada dia mais difícil a manutenção de uma alimentação saudável e livre de conservantes e corantes. Apesar de bastante saborosos, os alimentos industrializados trazem malefícios à saúde e, portanto, devem ser evitados.

Os sucos industrializados, por exemplo, parecem bastante inofensivos, entretanto, assim como outros produtos industrializados, são ricos em substâncias que podem causar danos. A grande quantidade de açúcares, corantes e aromatizantes, por exemplo, faz com que esses produtos tornem-se “perigosos” e sejam ingeridos apenas esporadicamente.”

Tipos de açúcar

Todos os açúcares são iguais e devem ser consumido de maneira equilibrada.

Farinha de Trigo

Alimentos derivados de cereais, com a farinha de trigo, podem atrapalhar a absorção do cálcio pelos osso, enfraquecendo-os e também enfraquecendo o sistema imunológico; Excesso de Glúten; Além desses problemas, a farinha branca é um perigo real para portadores da doença celíaca ou de pessoas com sensibilidade ao glúten.

VEJA O VÍDEO COMPLETO:

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Alternativas Saudáveis ao Café: Opções Nutritivas para Começar o Dia
Alternativas Saudáveis ao Café: Opções Nutritivas para Começar o Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *