Cuidados Pós-Parto: Recuperação Física e Emocional
Cuidados Pós-Parto: Recuperação Física e Emocional.
Neste vídeo vamos falar sobre o Puerpério, o período pós parto, uma fase que dura em torno de 40, 45 dias em que o corpo da mulher está se recuperando de todas as alterações que aconteceram em seu corpo durante a gravidez.
Um exemplo dessas alterações é o volume uterino, ou seja, o tamanho do útero que aumentou muito para receber e acomodar o bebê. Outro exemplo é o sistema circulatório onde houve uma alteração no volume de sangue, também para atender essa nova demanda graças a gravidez.
Temos também durante esse período do puerpério, logo no pós parto a presença de sangramento, o que é natural, temos muitas mulheres que sentem cólicas, intestino preso e além das mamas que também estão alterando seu tamanho por conta da amamentação.
Ocorre também no pós parto, no puerpério, uma revolução hormonal no corpo da mulher. Vários hormônios que foram produzidos em grande escala durante o período de gestação, sofrem agora uma queda brusca e a questão é que nossos hormônios praticamente controlam o nosso organismo, as nossas emoções e até a forma com que nós nos comportamos.
Somam-se a isso tudo questões emocionais importantes, que também são naturais nessa fase, por exemplo, um cansaço físico e também emocional, o sono ou a falta de um sono reparador e saudável o que também mexe muito com as nossas emoções. E principalmente a ansiedade que vem por todos os lados, pelo seu papel como mãe, com os cuidados com seu bebê, com as suas expectativas, as expectativas do outro, com a amamentação e a carga emocional de toda essa ansiedade é muito grande.
Então o resultado da gente somar todas essas questões físicas, emocionais, hormonais é muitas vezes um sentimento de tristeza, melancolia, de angústia, é o chamado baby blues, que nada mais é que essa tristeza sem explicação que as mulheres sentem no pós parto.
Você olha para o seu bebê que você sonhou durante tanto tempo em conhecer e se sente feliz, agradecida, emocionada e ao mesmo tempo sente uma tristeza, uma vontade de chorar que não tem explicação. Para a mulher que acabou de se tornar mãe isso pode significar um período muito difícil.
Se você é uma mamãe e está passando por isso eu tenho 3 coisas pra te dizer:
- 1 – isso que você está sentindo não é frescura e também não é uma fraqueza.
- 2 – O fato de você estar se sentindo triste não significa que você não esta feliz e principalmente que você não ama seu bebê., não se culpe por estar se sentindo assim,
- 3 – Esse sentimento é normal, você está sob efeito de muitas mudanças, muitas alterações hormonais e principalmente isso vai passar.
O normal é que esse período, o baby blues, dure até cerca de três semanas e no máximo quatro semanas. Se você identificar que esse sentimento está perdurando que está passando muito desse tempo e te impede de cuidar da rotina do bebê das coisas básicas que o bebê precisa, se você não se sente feliz em alguns momentos e não consegue aproveitar alguns momentos com seu bebezinho isso significa que você precisa procurar ajuda.
Se você tem um histórico de depressão ou de algum tipo de problema emocional converse com o seu obstetra ou procure a ajuda de um psicólogo porque esses profissionais vão poder te ajudar a identificar se você está passando pelo baby blues ou uma depressão o que é extremamente importante.
Você precisa estar bem e se cuidar por você e pelo seu bebê.
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso