Nutrição e Alimentação Saudável para Mulheres: Como Manter uma Dieta Equilibrada
Nutrição e Alimentação Saudável para Mulheres: Como Manter uma Dieta Equilibrada.
O que é nutrição funcional?
Contar calorias é muito desgastante. Poucas pessoas conseguem disciplinar sua alimentação por muito tempo com base apenas nesses cálculos. Muitos desistem no meio do caminho. Mas e se houvesse uma alternativa? Para muitos, essa opção é justamente a nutrição funcional.
Todos devem apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, mas isso não significa que todos os organismos vão responder da mesma maneira e gerar os mesmos resultados para os mesmos alimentos ou combinações. Então, que tal conhecer melhor essa proposta?
O que é nutrição funcional?
Esta área da nutrição é especializada em trabalhar com os alimentos funcionais. Esses tipo de alimento, além de nutrir, previne e auxilia no tratamento de doenças.
Essa alimentação também se dedica à prevenção, à avaliação precoce e ao manejo otimizado das doenças. Esse tratamento pode corrigir ou amenizar os desequilíbrios clínicos.
Além de utilizarem a nutrição para prevenir e tratar doenças, os profissionais que seguem a linha da nutrição funcional têm ainda outro diferencial: eles analisam cada organismo de maneira única. Afinal, o que pode dar certo para uma pessoa, pode não ser a melhor solução para outra.
Como descobrir quais são os melhores alimentos para cada organismo? O nutricionista funcional analisa a individualidade bioquímica de cada pessoa. Esse processo começa com uma anamnese completa.
Ela é feita por meio de uma entrevista, onde são analisados alguns pontos como a queixa principal, o histórico médico e familiar, a análise de parâmetros clínicos, a investigação de histórico, a interpretação verbal e não verbal do paciente e o cruzamento de informações.
Outros assuntos precisam ser analisados para um bom resultado, como por exemplo, como está o funcionamento intestinal, se as unhas estão fracas, alteração de humor, queda de cabelo, tensão pré-menstrual, celulite, estresse e ansiedade.
Com as respostas, é possível analisar também os sinais e sintomas apresentados. Todos eles evidenciam a carência ou excesso de nutrientes presentes no organismo.
O reequilíbrio acontece por meio de ajustes na alimentação, do consumo de probióticos e de suplementos vitamínicos. O principal objetivo não é contar a quantidade de calorias que serão consumidas, mas sim ingerir alimentos de qualidade, como os alimentos antioxidantes, quantidades adequadas de macro e micronutrientes, como vitaminas etc.
Esta alimentação equilibrada promoverá o funcionamento adequado do organismo, assim como garantir sua recuperação e manutenção das funções vitais.
As diferenças que encontramos nos organismos acontecem por conta da individualidade genética que ocorre em cada um. Por exemplo, existem pessoas alérgicas às nozes, enquanto outras fazem bom proveito de seus nutrientes.
Alguns precisam de mais zinco para produzir ácido suficiente em seu estômago, enquanto outros terão bons resultados com menos.
Os níveis adequados de ômega 3 também variam entre as pessoas, mesmo entre irmãos. Esses ácidos são responsáveis por manter os triglicerídeos e o HDL “colesterol bom” em um nível adequado.
Nosso corpo funciona de acordo com os dados e nutrientes que oferecemos para ele. Os nutrientes, assim como as toxinas, os neurotransmissores e os hormônios são as informações que colocamos em nosso corpo diariamente.
Quais são os benefícios da nutrição funcional?
Melhora o organismo
Um organismo com bom funcionamento beneficia todos os órgãos. O resultado nas células, por exemplo, garante saúde para todo o corpo. A produção de energia é melhorada, garantindo um aumento do metabolismo. O corpo como um todo também utiliza melhor os nutrientes.
Fornece equilíbrio nutricional e previne doenças
Muitas vezes, lidamos com doenças que nos atingem sem pensarmos que poderíamos ter evitado esse mal. Quando o corpo recebe os nutrientes corretos, evitamos problemas de saúde que trazem desconforto, além de prejuízos para o organismo.
Fortalece o sistema imunológico
Quando exigimos muito do sistema imunológico, uma série de alterações ocorrem no corpo. Podemos ver o gasto energético inadequado, a baixa produção de energia e deficiência de vitaminas e minerais. Tudo isso desencadeia o processo inflamatório.
Entre as principais consequências, está o aumento do apetite e o acúmulo de gordura. Com alimentos naturais que são a base do plano alimentar da nutrição funcional, é possível reduzir o trabalho das células e diminuir também casos de inflamação crônica, garantindo uma boa imunidade.
Elimina as toxinas
Com a nutrição funcional é possível ter melhores resultados no funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e a desintoxicação do corpo.
Quais são os princípios da nutrição funcional?
A nutrição funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo. Existem relações entre o funcionamento físico e também com os aspectos emocionais.
- Individualidade bioquímica
Os genes de um indivíduo são moldados de maneira única. Para isso acontecer, existe uma interação da genética, da alimentação e dos elementos ambientais que são toxinas, estresse mental, poluentes e atividade física.
No conjunto, perceberemos quais genes falarão mais alto e quais ficarão calados. Com a alimentação correta é possível “calar” os genes associados a doenças e dar força àqueles que estão associados à saúde.
Um ponto que nunca deve ser esquecido é que boa parte da expressão dos nossos genes depende do meio em que vivemos. O ambiente define as necessidades e carências de acordo com o ambiente em que estamos.
- Tratamento centrado no paciente
Sendo assim, fica claro que o tratamento deve ser individualizado, direcionado completamente ao paciente e não à doença.
Um paciente não é resumido a uma doença, mas deve ser analisado como um todo. Os sistemas inter-relacionam e sofrem influência de fatores emocionais, patologias, uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física.
- Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes
Entre os princípios desta nutrição não está apenas quais nutrientes devem ser escolhidos, mas também suas quantidades que devem ser adequadas. Isso garante sua absorção e aproveitamento pelas células.
- Inter-relações em teia de fatores fisiológicos
Você sabia que existe uma relação de todos os processos bioquímicos internos? Algumas desordens afetam de maneiras diferentes o organismo.
Disfunções imunológicas, por exemplo, promovem doenças cardiovasculares. Desequilíbrios nutricionais levam a desequilíbrios hormonais. Já as exposições ambientais podem precipitar síndromes neurológicas.
Quando existe um profundo entendimento dos desequilíbrios, é possível corrigir a causa e não apenas os sintomas genéricos.
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso