Receitas Rápidas e Práticas para um Café da Manhã Saudável em Dias Corridos
Receitas Rápidas e Práticas para um Café da Manhã Saudável em Dias Corridos.
Saiba tudo sobre os 7 melhores alimentos para seu café da manhã e e aqueles que devem ser evitados; Aprenda receitas para um ótimo café da manhã para seu dia começar com o pé direito, com o Doutor André Wambier, médico cardiologista.
Desde a hora que vamos dormir até a hora que acordamos há um longo período em jejum. É neste momento em que os hormônios trabalham no nosso corpo digerindo tudo o que comemos na noite anterior. Há também a queima de glicose e de glicogênio, reação que ocorre para gerar energia e manter o organismo funcionando, como circulação e respiração.
Ao despertar os níveis de glicose estão muito baixos e precisam ser repostos. Esta reposição é feita por meio da alimentação. Um bom café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono, para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas.
Benefícios do café da manhã.
Dobra a sua energia
Começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária.
Mais foco e nitidez durante o dia
Fome gera distração e dificulta na realização das tarefas, como assistir uma aula, se concentrar na reunião, dirigir e muito mais. Um bom desjejum é o primeiro passo para proporcionar energia para o cérebro e manter a concentração.
Evita o mau humor
Quem não toma café da manhã corre o risco de ter indisposição e cansaço para o resto do dia, podendo até causar mau humor e desmotivação.
Acelera o metabolismo
Durante a noite, o nosso metabolismo age bem devagar. Por isto é necessário se alimentar logo quando acordar, para acelerar o metabolismo e regular o funcionamento do organismo.
Porções menores no almoço
Quando se toma o desjejum você vai sentir menos fome na hora do almoço e consumir porções menores e, consequentemente, menos calorias.
Evita o colesterol ruim
Recusar o café da manhã estimula a produção de LDL (colesterol ruim). Isto acontece porque você não acelera o metabolismo quando acorda, fazendo com que a gordura acumule nas artérias.
Agora saiba quais alimentos incluir em seu café da manhã:
Você pula o café da manhã para emagrecer? Sabia que as pessoas que comem café da manhã tendem a ter hábitos mais saudáveis, têm menos sobrepeso e obesidade e menor risco de várias doenças crônicas?
Então, não deixe de comer alguma coisa para começar seu dia com o pé direito e fique até o final do vídeo, que eu vou falar dos 7 melhores alimentos que você deve introduzir no seu café da manhã para ele ficar mais saudável, mais nutritivo, vai melhorar seu humor e concentração e vai dar mais energia para o resto do dia. Porque alguns cafés da manhã são mais saudáveis do que outros.
Focar em:
- Proteínas
- Fibras
- Gorduras saudáveis
Por que devemos focar em proteínas?
Entre eles, destaca-se a proteína, que ao ser incluída no café da manhã contribui com a saciedade, dá mais energia, melhora o metabolismo e controla os níveis de açúcar no sangue. Café da manhã com mais proteínas ajuda no ganho de massa muscular.
Por que devemos focar em gorduras boas?
As chamadas “gorduras boas” são conhecidas tecnicamente como “insaturadas”, e têm origem vegetal. Elas devem estar presentes em todas as refeições do dia, de forma equilibrada. O óleo de linhaça, o azeite de oliva e os óleos presentes no abacate, castanhas e nozes são alguns exemplos.
A gordura boa é aquela considerada saudável e que trazem mais benefícios para a saúde, como acontece com a gordura insaturada.
Embora outros tipos de gordura também tenham qualidades, devem ser consumidos com moderação.
As gorduras insaturadas, quando consumidas na medida certa, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas, por isso a fama de gordura boa.
Esse tipo de gordura também pode ajudar a regular a os níveis de insulina e as funções hormonais.
COMO SUBSTITUIR GORDURA RUIM POR GORDURA BOA?
A gordura boa está presente em diversos alimentos, como você verá no próximo tópico. Mas veja antes algumas substituições que você pode fazer no dia a dia:
- Troque as batatinhas chips e biscoitos ricos em gordura trans por iogurtes, bebidas de leite desnatado, frutas ou sanduíches naturais em pão integral;
- Procure verificar nos rótulos dos alimentos os tipos e quantidades de gordura presentes, optando pelos que não tem gordura trans e baixos teores de gordura saturada;
- Troque o leite integral pelo desnatado;
- Retire a gordura aparente das carnes antes de comer;
- Troque a carne vermelha pelo frango, peru ou peixes oleosos como o salmão.
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM GORDURA BOA?
Embora as gorduras insaturadas sejam as mais famosas quando falamos em gordura boa, as saturadas de fontes naturais também podem fazer parte de uma alimentação equilibrada.
A principal recomendação é ajustar as quantidades e evitar excessos.
Agora que você já sabe o que é gordura boa, vamos te dizer em quais alimentos você pode encontrá-la.
ABACATE
O abacate é um dos alimentos mais conhecidos que é rico em gordura boa.
Ele possui muita fibra alimentar e gorduras insaturadas, além de apresentar vitamina A e B.
Como é um alimento altamente calórico, consuma em pequenas porções.
Meio abacate por dia já é suficiente para aproveitar sua ação anti-inflamatória, redução do estresse e regulação do ciclo menstrual.
Para os vegetarianos, é uma boa pedida na ingestão diária de proteínas, promovendo mais saciedade e energia.
OLEAGINOSAS
Todas as oleaginosas são fonte de gordura boa e proteínas, quando consumidas em pequenas porções são ótimas alternativas para lanches.
É importante prestar atenção às quantidades porque as oleaginosas têm alto valor calórico.
Elas podem ser misturadas como frutas secas, com um bom equilíbrio de lipídios e açúcares.
Outro bom motivo para colocar oleaginosas na dieta é que elas são ricas em magnésio e fibra alimentar, promovendo a saciedade e também são ótimas para a memória e a concentração.
Por que focar em fibras?
A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque melhora a saúde da flora intestinal, previne prisão de ventre, ajuda a regular os níveis de glicose, aumenta a sensação de saciedade e baixa o colesterol.
Há dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis em água. As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, verduras e as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume.
7 melhores alimentos para seu café da manhã
- 7º melhor alimento para café da manhã: Ovos
- 6º melhor alimento para café da manhã: AVEIA
- 5º melhor alimento para café da manhã: IOGURTE GREGO
- 4º melhor alimento para café da manhã: SMOOTHIES (VITAMINAS/ SHAKES)
- 3º melhor alimento para café da manhã: Suco verde
- 2º melhor alimento para café da manhã: Frutas
- 1º melhor alimento para café da manhã: Pão integral
OVOS
Fonte de vitamina A, D, B12 e são ricos em nutrientes, além de ser fácil de comprar e mais barato que outros produtos do mercado.
O ovo tem ótimas quantidades de vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, oferecendo diversos benefícios para a saúde, como, prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, e diminuição do risco de osteoporose.
Por ter boas quantidades de antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres, os ovos ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, por ser rico em proteínas, o ovo também ajuda na produção de músculos, favorecendo o ganho de massa muscular. Conheça outros alimentos ricos em proteínas.
O ovo pode ser preparado de diversas formas, como cozido, mexido, omelete ou usado em preparações como, ensopados, suflês, crepes ou bolos. É importante lembrar que consumir até 1 ovo por dia não aumenta o colesterol e não prejudica a saúde do coração.
AVEIA
A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
A aveia é um cereal rico em avenantramida, um composto fenólico com ação antioxidante que combate o excesso de radicais livres no organismo, ajudando, assim, a prevenir o surgimento de doenças, como diabetes, aterosclerose e pressão alta.
Além disso, a aveia é rica em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, além de prolongarem a saciedade, combatendo a prisão de ventre e promovendo a perda de peso.
Esse cereal pode ser encontrado na forma de farinha, flocos, ou farelo de aveia, que possuem uma pequena variação principalmente na quantidade de fibras. A aveia pode ser adicionada a frutas, iogurte ou usada em receitas, como mingaus, pães, biscoitos e bolos.
IOGURTE GREGO
Por ser fonte de probióticos, o iogurte grego ajuda a equilibrar a flora intestinal, prevenindo a prisão de ventre. 2. Promove ganho de massa muscular: Sendo uma rica fonte de proteínas, o iogurte contribui para o ganho de massa muscular e pode ser consumido antes ou após atividades físicas
O iogurte grego é um laticínio que possui diversos benefícios para a saúde, como fortalecer o o sistema imune, evitar a prisão de ventre e prevenir a osteoporose, além de ajudar na perda de peso e no aumento da massa muscular.
Esses benefícios são devido ao fato do iogurte grego ser muito rico em proteínas, vitamina B12, ácido fólico e minerais como cálcio, potássio e compostos probióticos. Além disso, possui menor quantidade de carboidratos e lactose, em comparação ao iogurte tradicional, de forma que pode ser consumido por pessoas com diabetes e intolerância à lactose.
O iogurte grego pode ser feito com leite de vaca, cabra ou ovelha e tem uma consistência mais densa que o iogurte comum, já que não contém soro do leite. Esse tipo de iogurte tem um sabor ligeiramente ácido e aproximadamente três vezes mais proteína que o iogurte tradicional.
Os benefícios dos sumos e smoothies
- Contribuem para a regulação do transito intestinal, devido ao seu teor em fibra.
- São ricos em nutrientes com propriedades antioxidantes.
- Ajudam a alcançar a dose diária recomendada de frutas, legumes e vegetais.
- Promovem a hidratação, uma vez que os seus constituintes são ricos em água.
Nutritivos, versáteis e fáceis de fazer, os smoothies são uma ótima opção para se refrescar e manter uma alimentação saudável no verão.
Feitas com frutas e ingredientes diversos, essas bebidas cremosas ajudam a saciar o desejo por doce mesmo sem levar açúcar, podem ser fonte de proteínas e ainda garantem energia para o treino ou para ter mais disposição no dia a dia.
A seguir, mostramos combinações que você pode fazer para preparar seu smoothie e sugerimos quatro receitas deliciosas.
Os smoothies são uma ótima alternativa para um lanche nutritivo, sem adição de açúcares refinados.
Suco verde
Suco verde e os benefícios para a saúde
O suco verde é uma combinação de folhas, frutas, raízes e legumes extremamente importante para a saúde e repleta de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Nesta artigo vamos falar sobre os benefícios do suco verde.
Geralmente, as pessoas têm o hábito de tomar suco verde ainda em jejum, pela manhã, como forma de desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Muitos médicos, no entanto, acrescentam que o suco pode ser ingerido a qualquer hora do dia e que não há prejuízos para a saúde.
Um único copo de suco verde pode conter vitaminas, cálcio, magnésio, ácido fólico, ferro, antioxidantes etc. Todos esses ingredientes são essenciais para a saúde dos ossos, para combater anemia, para prevenir processos inflamatórios, combater doenças e muito mais.
Formas de consumir o suco verde
A forma mais comum de preparar o suco verde é bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga com água e tomá-lo em seguida. Caso o suco fique muito grosso, é possível passá-lo na peneira para aprimorar sua consistência, mas isso não é 100% recomendado por especialistas.
Os ingredientes mais utilizados nas receitas de suco verde incluem folhas verde escura (couve, espinafre ou rúcula) e uma ou duas frutas (pode ser abacaxi, maçã, laranja). A receita pode também pode levar gengibre, pepino e até mesmo sementes, como linhaça, girassol e gergelim.
Quem preferir, pode substituir a água filtrada por água de coco ou chá verde, branco, de cavalinha ou cidreira. Juntos, esses ingredientes fazem muito bem ao nosso corpo e são altamente nutritivos.
Como já mencionamos, a ingestão do suco verde pode ser feita em jejum ou em qualquer horário do dia.
Vantagens e benefícios do suco verde
O suco verde é queridinho por muitas pessoas, atletas, artistas e não há restrições para o seu consumo. Ele pode ser consumido por crianças, gestantes, adolescentes e idosos sem nenhuma contraindicação.
Para aprimorar o sabor do suco, uma dica é variar o tipo de fruta utilizado e também as folhas verdes.
Vale destacar que este tipo de suco não faz milagres e nem é um tipo de tratamento da moda. Muito pelo contrário, ele é uma combinação de propriedades específicas e super benéficas para a melhora da saúde como um todo.
Seu consumo deve estar associado a hábitos de vida equilibrados e ao acompanhamento médico frequente. Isso porque, com acompanhamento de um especialista, é possível fazer exames específicos para avaliar as taxas do organismo e a necessidade de algum tipo de suplementação.
A ingestão do suco verde funcionará como uma aliada ao tratamento. A lista de benefícios mais comuns do suco verde são:
- Renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo.
- Aumento da vitalidade e a energia
- Melhora da circulação.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Retarda processos de envelhecimento.
- Contribui para saúde da pele, unha e cabelos.
- Ajuda a desinchar.
- As fibras, vitaminas, minerais presentes no suco verde ajudam a desintoxicar o organismo.
- A clorofila, presente nas folhas verdes, ajuda a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
- Aceleração do metabolismo.
- Alto poder de saciedade graças às fibras presentes no suco.
Se você nunca tomou suco verde, pode acrescentá-lo em sua rotina sem medo. Mesmo que você não possa tomar o suco diariamente, duas ou três vezes por semana já é um bom começo.
FRUTAS Prefira as que são naturalmente doces e que contribuam para uma textura cremosa e aveludada do preparo, como:
- banana
- manga
- açaí
- morango
- abacaxi
- pêssego
- maçã
- pera
- kiwi
Frutas são ricas em vitaminas e minerais, além de antioxidantes importantes para a manutenção da saúde geral do corpo, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças crônicas.
Frutas
frutas: são uma excelente escolha, pois têm vitaminas, antioxidantes e fibras. Maçãs, bananas, morangos, kiwis e abacates – rico em gordura saudável – são opções práticas e saborosas; pães ou cereais integrais: são ricos em fibras e fornecem carboidratos complexos. Isso torna a refeição mais nutritiva.
Pão Integral
Além da caloria, por ser mais rico em fibras e amido, o pão integral fornece mais nutrientes e saciedade ao corpo, além de contribuir para menor biodisponibilidade de açúcares e gorduras ingeridos simultaneamente, resultando em menor ganho de peso.
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso