Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Navegando pelo Complexo Mundo da Gastroenterologia: Conhecendo o Sistema Digestivo e Suas Complexidades

Navegando pelo Complexo Mundo da Gastroenterologia: Conhecendo o Sistema Digestivo e Suas Complexidades.

A gastroenterologia é uma especialidade médica que lida com as doenças do aparelho digestivo. Ela é dividida em duas áreas — a cirurgia do aparelho digestivo e a gastroenterologia clínica, da qual falaremos neste artigo que abrange algumas subespecialidades e áreas de atuação.

Para entender as áreas de atuação do gastroenterologista, conhecer o mercado de trabalho e saber mais sobre a residência médica em gastroenterologia, continue lendo!

O especialista em gastroenterologia e sua rotina

O gastroenterologista clínico, conhecido também como gastroclínico, divide a sua rotina em três partes:

  • Consultas de ambulatório
  • Acompanhamento de doentes internados
  • Realização de procedimentos, especialmente os endoscópicos.

No Brasil, há a cultura de que as hemorragias digestivas e dores abdominais sejam avaliadas inicialmente por um cirurgião na emergência e, por isso, raramente o gastroclínico assume plantões de corpo presente.

Em geral, esse profissional fica na retaguarda à distância e avalia o paciente no dia seguinte ao procedimento. A exceção ocorre com o plantonista de endoscopia, que pode precisar dormir no hospital, a depender da demanda de exames.

O volume de trabalho depende de cada indivíduo e da subárea em que mais atua. Com isso, a qualidade de vida pode ser moldada. Quem tem o perfil de atendimento em consultório, por exemplo, consegue ter dias mais tranquilos.

Quem prefere atender em hospitais, deve estar sempre disponível e ter mobilidade para ir ao local de trabalho com mais frequência e aos finais de semana.

Quais as queixas mais comuns nos consultórios?

Nos consultórios, as queixas mais comuns são de dispepsia, doença do refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, síndrome do intestino irritável e dores abdominais. Nos últimos anos, entretanto, a doença celíaca e a doença inflamatória intestinal têm tido expressivo aumento de incidência. Ambas são desafiadoras e podem fidelizar o paciente.

Para atuar bem em consultórios, o profissional precisa ter bom conhecimento de psicofarmacologia para manejo do doente e de nutrição, além de alguma estrutura para exame anorretal simples.

Já nos hospitais públicos, a maioria das ocorrências é de casos graves, envolvendo cirróticos descompensados, portadores de doença inflamatória intestinal em atividade e pacientes desnutridos com diarreia crônica. Nos privados, predominam diarreias agudas, diverticulites agudas não complicadas, dispepsias refratárias e investigação de dores abdominais.

Principais procedimentos realizados pelo gastroenterologista

A gastroenterologia é uma das especialidades clínicas mais intervencionistas, com uma série de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Portanto, os especialistas devem ter afinidade com atividades manuais e certa habilidade psicomotora.

Os procedimentos mais desempenhados por esse especialista são:

  • endoscopia digestiva alta;
  • colonoscopia;
  • retossigmoidoscopia;
  • enteroscopia;
  • cápsula endoscópica;
  • colangiopancreatografia endoscópica retrógrada;
  • manometria esofágica convencional e de alta resolução;
  • manometria anorretal e biofeedback;
  • pHmetria e impedanciometria esofágica de 24h;
  • ultrassonografia de abdome superior;
  • biópsia hepática transparietal;
  • fibroscan;
  • testes respiratórios (supercrescimento bacteriano, intolerância a lactose).

Mercado de trabalho

O Brasil tem 5.997 gastroenterologistas titulados, de acordo com a Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2023. A maioria desses especialistas encontram-se trabalhando na região sudeste.

O início da vida profissional do gastroenterologista geralmente se dá em um grupo já estabelecido em algum hospital, acompanhando doentes internados, como acontece na maioria das especialidades clínicas.

A partir daí, é possível formar uma clientela própria, seja no hospital, em clínicas ligadas aos chefes da equipe ou até em consultórios próprios. A parte mais complicada é que recai sobre os exames de endoscopia, que exigem grande investimento inicial, além de algum renome para que sejam indicados pacientes.

O que é a diverticulite aguda?

Diverticulite aguda

A diverticulite aguda ocorre quando os divertículos, pequenas bolsas localizadas na parede do intestino, especialmente na última porção do cólon, inflamam e infeccionam.

Quando isso acontece, surgem sintomas como dor​ no abdômen, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, náuseas, vômitos, febre, prisão de ventre ou diarreia. Nestes casos, é preciso procurar imediatamente um pronto-socorro para o tratamento e evitar complicações como a perfuração do intestino e a infecção do organismo, situação que pode gerar risco de morte.

Os exames realizados pelo médico para avaliar os sintomas podem ser o ultrassom e a tomografia de abdômen, além de exames de sangue que indicam a inflamação e infecção no intestino.

O tratamento para a diverticulite aguda pode ser com o uso de antibióticos, analgésicos e alterações na dieta. Nos primeiros 3 dias, será jejum ou líquida e, gradualmente, os alimentos sódios serão adicionados, tudo isso para não aumentar a pressão dentro do intestino. Quando os sintomas passarem, o paciente pode introduzir novamente alimentos ricos em fibras na dieta, como as frutas e vegetais frescos, tudo para evitar que os divertículos se inflamem novamente.

Dependendo da gravidade da inflamação e infecção, é possível que o tratamento tenha que ser cirúrgico.

O que pode causar a diverticulite aguda?

É causada por acúmulo de fezes e pedaços de alimentos mal digeridos no estômago, tais como sementes, dentro dos divertículos. Estes se inflam e infeccionam. Geralmente, a causa é multifatorial, incluindo idade acima dos 40 anos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e, principalmente, dieta pobre em fibras.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Navegando pelo Complexo Mundo da Gastroenterologia: Conhecendo o Sistema Digestivo e Suas Complexidades

Navegando pelo Complexo Mundo da Gastroenterologia: Conhecendo o Sistema Digestivo e Suas Complexidades
Navegando pelo Complexo Mundo da Gastroenterologia: Conhecendo o Sistema Digestivo e Suas Complexidades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *