Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

O que é Biomedicina e por que é considerada uma das profissões do futuro

A Biomedicina é uma área relativamente nova da saúde que cresce continuamente. Cada vez mais surgem profissionais empenhados em se dedicar a essa atividade. Apesar disso, não são todos que realmente sabem o que é Biomedicina ou o que um biomédico faz.

A área cresceu muito nos últimos anos e continua crescendo de forma muito rápida. Há menos de duas décadas, havia poucas faculdades de Biomedicina no Brasil. Atualmente, há mais de duzentas. O registro de estudantes em Biomedicina ultrapassa 10 mil, e o de profissionais registrados é cinco vezes maior.

Afinal, o que é Biomedicina

o que é biomedicina

Mas, o que é Biomedicina? A Biomedicina é uma área que estuda os microorganismos, trabalha na prevenção e diagnósticos das doenças e melhora a eficácia dos tratamentos. Também atua em conjunto com a Medicina, a Enfermagem e outras áreas da saúde ou relacionadas a ela.

Já o biomédico é o profissional formado em Biomedicina. Ele não costuma ter contato direto com o paciente, mas sim atua em conjunto com outros profissionais da saúde. E através de inúmeras pesquisas, consegue atuar em diversas funções dentro da prevenção, diagnóstico, proteção e recuperação de saúde, além de outros contextos. Os principais deles são:

  • Análises clínicas: os biomédicos podem se responsabilizar tecnicamente pelo laboratório e também para elaborar as análises clínicas;
  • Banco de sangue: os biomédicos realizam atividades de processamento de sangue, exames anteriores da transfusão e sorologia;
  • Análises bromatológicas: os profissionais realizam testes em alimentos, observando suas características físico-químicas;
  • Análises ambientais: os biomédicos realizam consultorias, análises físico-químicas e microbiológicas na área ambiental;
  • Bioindústrias: os profissionais produzem soros, materiais diversos e vacinas para laboratórios de análises clínicas poderem utilizar;
  • Citologia: os profissionais analisam a descamação das células da pele;
  • Imagenologia: os biomédicos podem fazer exames de imagens;
  • DNA: eles podem fazer a interpretação de análises moleculares, além de emitir laudos e pareceres.

Conforme descrito acima, as áreas de atuação da Biomedicina e do profissional desse ramo são muitas e essenciais em nosso cotidiano. Apesar de toda essa versatilidade, o biomédico não se envolve no tratamento dos pacientes e nem no contexto da parte clínica, conforme foi citado acima.

Inclusive essa é a principal diferença entre o médico e o biomédico. Quando atua nessas áreas, o biomédico o faz sempre em união com os profissionais de outras especialidades, como médicos, nutricionistas e enfermeiros. Em geral, sua atuação é voltada para pesquisas.

Por que a Biomedicina é considerada uma das profissões do futuro

Já vimos o que é biomedicina e que o estudo da mesma abrange as doenças, suas causas, formas e tratamentos. Com pesquisas cada vez mais promissoras, o ramo está crescendo e ganhando espaço no setor da saúde. Conhecer de forma ampla e profunda como as interações químicas e os agentes biológicos reagem no corpo humano não é para qualquer um.

A Biomedicina é considerada por muitos uma das profissões do futuro porque a tendência é de ainda mais crescimento para a área nos próximos anos. E cada vez mais esse profissional deverá ser requisitado.

Um bom exemplo são os medicamentos biológicos. Os biomédicos podem ajudar a produzi-los. Em conjunto com outros profissionais, pode criar vacinas revolucionárias, terapias celulares e gênicas, terapias com células-tronco e diversos outros procedimentos que só visam a colaborar com a cura de diversas doenças.

Segundo o portal Coherent Market Insights, esses medicamentos atualmente compõem um quinto do mercado farmacêutico, e a tendência é aumentar. O motivo é que existem muitos benefícios nos produtos, que oferecem uma enorme eficiência com poucos efeitos colaterais. Futuramente, as previsões são de que a Biomedicina possa prever enfermidades e oferecer tratamentos de acordo com o quadro do cliente.

O mercado de trabalho para o biomédico se concentra inicialmente em oportunidades existentes nos centros de saúde – hospitais, laboratórios e clínicas, atuando na análise laboratorial de sangue e demais fluidos corporais, todos com foco para exames médicos. Outro foco do biomédico está nas áreas de pesquisa em empresas que buscam soluções para a cura e tratamento de doenças, ou até mesmo universidades com propósito parecido.

Mas com um campo de atuação tão amplo, podemos dar destaque a algumas áreas de atuação que deverão ser mais requisitadas no futuro. Alguns exemplos são:

Hemoterapia e Terapia Celular

o que é biomedicina

A Hemoterapia envolve a obtenção, processamento e transfusão de sangue, e como o próprio nome diz, em união com os procedimentos de terapia. Realiza pesquisa acerca de doenças infecciosas e envolve testes sorológicos para transfusões. Essa é uma área que precisa de profissionais altamente capacitados, pois todas essas análises e diagnósticos necessitam de muita eficácia e precisão. Por sua vez, a terapia celular engloba a obtenção, processamento e transfusão de células progenitoras, bem como as terapias para transplantes e outros procedimentos que envolvem a criopreservação.

Genética

Aqui no Viva Com Saúde Total, já falamos diversas vezes sobre genética, sequenciamento do genoma, medicina personalizada e terapia gênica. E o biomédico tem papel essencial nesses tipos de pesquisas, que podem salvar muitos pacientes com câncer e doenças raras. Através de exames genéticos nos pacientes, os profissionais conseguem fazer diagnósticos, identificar propensões a doenças e até desenvolver tratamentos personalizados baseados na mutação genética observada.

Colpocitologia Oncótica na Biomedicina

Este setor faz análises microscópicas da célula e suas características. Procura danos, lesões e inclusive a possibilidade de câncer do colo do útero. É uma área que tem evoluído cada vez mais com a medicina. Além disso, os centros de saúde e demais empresas têm investido muito na parte científica e na oncologia. Um biomédico que está sempre procurando se atualizar de acordo com o direcionamento que a medicina está indo e tem facilidade em assumir novos métodos e estratégias estará apto para trabalhar nesse ramo também.

Auditoria

A Biomedicina não fica de fora quando se trata de criar procedimentos para se aprimorar – e aprimorar suas diversas áreas também. Isso se chama auditoria. Cada vez as empresas precisam de um profissional que tenha aptidão e experiência para fazer uma auditoria no ramo de saúde, não somente observando, mas também reconhecendo, aconselhando e realizando avanços constantes na área da saúde.

Biomedicina Estética

Esta é uma das áreas mais promissoras dentro da Biomedicina. Em 2010, ela foi regulamentada pelo CFB (Conselho Federal de Biomedicina).

Mas, afinal, o que é biomedicina estética? Ela envolve procedimentos estéticos e cirúrgicos variados, tanto avançados como invasivos, juntamente com a anestesia, em muitos casos. Assim, o objetivo é promover o bem-estar físico dos pacientes, em especial relacionado à estética física, com operações e intervenções que combatem as marcas da idade e disfunções estéticas do rosto ou do corpo.

Dentro da Biomedicina Estética, o profissional pode trabalhar com a laserterapia, que é um tratamento muito utilizado na região bucal, onde uma fonte de luz estimula a vascularização, regenerando o tecido.

Outro exemplo é a radiofrequência estética, em que ocorre geração de calor na camada de tecido logo abaixo da pele. Isso possibilita a produção de novas fibras de colágeno, deixando a pele mais saudável. A luz intensa pulsada também se aplica, que é a emissão de feixes de luzes variadas. Eles emitem ondas variadas e, consequentemente, calor, trazendo rejuvenescimento à pele. Além disso, há ainda outros procedimentos inclusos na Biomedicina Estética. Os principais são:

  • Laser fracionado;
  • Carboxiterapia;
  • Intradermoterapia;
  • Ultrassom focalizado;
  • Procedimentos invasivos não cirúrgicos;
  • Classificação da pele;
  • Definição de tratamento;
  • Responsabilidade técnica por clínica estética.

Em outras palavras, os biomédicos podem realizar todos os procedimentos de última geração das clínicas e estabelecimentos de estética que conhecemos.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

O que é Biomedicina e por que é considerada uma das profissões do futuro

O que é Biomedicina e por que é considerada uma das profissões do futuro
O que é Biomedicina e por que é considerada uma das profissões do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *