Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Chás Para Controlar a ANSIEDADE: Confira 03 Chás Para Ansiedade

Chás Para Controlar a ANSIEDADE: Confira 03 Chás Para Ansiedade.

Hoje vamos aprender sobre três chás para controlar a ansiedade com o Dr. Juliano Piunti Teles – Gastrocirurgião | CRM 90.412/SP.

Médico há mais de 20 anos, formado pela UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu onde realizei residência médica e especialização em cirurgia geral e do aparelho digestivo. Sua trajetória profissional teve em Tatuí/SP – sua cidade natal – onde passou a atuar no âmbito hospitalar e a clinicar como gastro e cirurgião geral, realizando os procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia.

Com os constantes avanços e pela busca da sociedade por informações relacionadas aos cuidados com a saúde, visando entender as formas mais eficazes e seguras de tratamento e na prevenção de doenças, onde cada indivíduo é único e seu tratamento deve ser direcionado, não havendo uma formula padrão/única de o tratamento.

Assim, realizamos nossos atendimentos de forma personalizada com foco na qualidade, e não na quantidade de atendimentos. Tratando as causas dos problemas e não os sintomas proporcionando um atendimento mais eficaz e duradouro.

A ansiedade é um sentimento natural e está relacionada, por exemplo, com um prazo apertado ou uma tarefa urgente no trabalho. Já os transtornos de ansiedade acometem pessoas que, geralmente, se preocupam intensamente e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Os transtornos ansiosos são uma reação emocional de uma ameaça do futuro. Incerteza e imprevisibilidade são seus principais gatilhos. O primeiro sinal é o sentimento de ansiedade em relação ao que irá ou poderá acontecer, acompanhado de pessimismo. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, urgência, medo e insegurança. Consequentemente, o organismo reage com uma “luta” ou “fuga”.

Por exemplo, uma pessoa que está sofrendo com cobranças intensas em seu ambiente de trabalho pode inicialmente apresentar irritabilidade, raiva e tensão muscular. Posteriormente, ela pode desenvolver insegurança, labilidade emocional (mudanças exageradas no humor, sentimentos e/ou emoções), tremores e transpiração excessiva.

Pensando em amenizar os sintomas da ansiedade, separamos receitas de chás para você:

Erva-cidreira capim: benefícios e receitas

Se você é do tipo de pessoa que gosta de tomar chá para melhorar o humor, a saúde e o bem-estar do organismo de forma natural, a erva-cidreira capim é um ingrediente que não pode faltar nas suas receitas.

Também conhecida apenas como cidreira, capim-limão ou melissa, a erva-cidreira capim é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. Além de deliciosa, ela é uma ótima opção para o tratamento de diversos problemas de saúde, físicos e mentais.

Pode ser usada em chás, infusões, sucos, sobremesas ou em formato de cápsulas e extratos naturais.

Nutrientes da erva-cidreira capim

A erva-cidreira capim é rica em fenólicos e flavonóides, propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.

Resumidamente, a erva-cidreira é uma potente fonte para o combate dos radicais livres. Dessa forma, ajuda a evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, proteger o coração e evitar doenças degenerativas, tanto musculares quanto cerebrais.

Para fechar com chave de ouro, essa planta medicinal também é rica em fibras, melhorando o funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios do chá de erva-cidreira

Como citamos anteriormente, um dos principais benefícios da erva-cidreira é o seu efeito calmante. Ou seja, o chá de erva-cidreira é uma ótima ajuda no combate à ansiedade e ao estresse. Sua composição age aumentando as atividades neurotransmissores no cérebro contribuindo para a sensação de relaxamento e bem-estar do corpo. Isso significa que as sensações não são apenas mentais, esse relaxamento proporciona a diminuição de cólicas menstruais, por exemplo.

A partir das mesmas propriedades, calmantes e sedativas, tomar um chá de erva-cidreira duas vezes ao dia, pode ajudar no combate à insônia.

Graças a sua riqueza em fibras e o ácido rosmarínico em sua composição, a erva-cidreira capim pode ser utilizada para o tratamento de problemas gástricos. A ação anti-inflamatória, antioxidante, anti espasmódica, ajuda durante a eliminação de gases e no alívio de desconfortos causados pela indigestão e refluxo.

A erva-cidreira capim também pode ser utilizada na eliminação de fungos e bactérias, principalmente fungos da pele, como a Candida sp. Suas propriedades também inibem o vírus da herpes, prevenindo a propagação da infecção e reduzindo o tempo de cicatrização.

Além de todos esses benefícios do chá de erva-cidreira, ainda estão em estudo seus efeitos na diminuição da pressão arterial e na diminuição do colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares.

Veja a seguir um resumo das utilidades do chá de erva-cidreira:

  • Melhora a qualidade do sono
  • Combate a ansiedade e o estresse
  • Alivia os sintomas da TPM
  • Auxilia no tratamento do Alzheimer
  • Combate a herpes labial
  • Combate problemas gastrointestinais
  • Alivia as dores de cabeça

Chá de Melissa

Cultivada em todo o mundo, a melissa é uma planta da mesma família da hortelã, menta e também do boldo. Além de poder ser plantada em qualquer lugar, ela é uma planta de fácil cultivo. É bastante reconhecida por suas propriedades relaxantes, sendo utilizada por muitos anos como calmante.

Bom para a sua saúde

O chá de melissa é uma boa opção natural para quem busca por efeitos calmantes e sedativos. Além disso, ajuda a relaxar os músculos e a combater infecções bacterianas. A bebida também auxilia no tratamento de insônia, ajuda a desintoxicar o corpo, diminui a ansiedade e sintomas de febre. Com tantos benefícios e vitaminas importantes, separamos 7 benefícios que as pessoas desconhecem sobre esse chá.

  1. Alivia dores de cabeça

Assim como o chá de cidreira, o chá de melissa é um ótimo remédio natural para tratar dores de cabeça. As propriedades encontradas na bebida ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, os músculos e a diminuir a tensão que pode ser a principal causa das dores de cabeça.

  1. Diminui a ansiedade

Para quem sofre de ansiedade, o chá de melissa é excelente para diminuir os sintomas. As propriedades medicinais encontradas no chá, atuam diretamente no sistema nervoso, colaborando para a redução do estresse, ansiedade e ainda auxiliando no tratamento da depressão.

  1. Protege o sistema imunológico

O chá de melissa contém propriedades antissépticas e antibacterianas, isso faz com que a bebida seja perfeita para curar gripes e resfriados. Visto que protege o sistema imunológico, ajudando na produção de glóbulos brancos que são fundamentais para eliminar o muco e a fleuma.

  1. Calmante para o estômago

Não só para dores de cabeça serve o chá de melissa, ele também pode ser muito útil para diminuir dores de estômago. Para quem sofre de indigestão, constipação ou até mesmo flatulência excessiva, saiba que uma xícara de chá da bebida ajuda a melhorar sua digestão.

  1. Bom para o tratamento de herpes

Diversos estudos comprovam a eficácia da bebida no tratamento de herpes. Os principais componentes encontrados no chá contribuem para reduzir os sintomas causados por esse vírus. Já que reforça o sistema imunológico, ingerir o chá todos os dias ajuda a amenizar e a tratar o vírus da herpes.

  1. Ameniza o estresse

Está estressado e procurando algo para relaxar? Aposte no chá de melissa e melhore seu humor em 100%. Ingerir a bebida pode fazer com que você tenha menos estresse psicológico, além disso ele pode causar um sentimento de calma e alterações positivas no humor.

  1. Melhora os sintomas da menopausa

Além de ser um ótimo chá para a nutrição, ele ajuda a tonificar o fígado e traz equilíbrio hormonal. Dessa forma, quando ingerido durante a menopausa faz com que haja uma diminuição na alteração do humor e seja considerado uma bebida tônica e refrescante.

Agora que você já conheceu 7 benefícios do chá de melissa, aprenda a preparar um saboroso chá.

O que preciso?

  • 1 sachê de Chá de Melissa Barão
  • 200 ml de água

Aqueça a água como de costume, acrescente o sachê de melissa e aguarde 2 minutos até o chá ficar pronto.

Chá de Maracujá: Para que serve, Benefícios e como fazer

O chá de maracujá é um fruto nativo do Sudeste brasileiro, mas que foi levado para outros países e se adaptou muito bem, principalmente em regiões de clima tropical. Possui formato redondo ou ovalado, com casca amarelada, fibrosa e, muitas vezes, enrugada. Por dentro, a polpa costuma ter uma cor bem viva e fica repleta de sementes.

A polpa pode ser utilizada para o preparo de sucos e vitaminas, muitas vezes em combinação com outras frutas cítricas. Também pode ser consumida de colher, já que a casca serve como uma espécie de cuia. A casca também pode ser consumida, por ser rica em fibras. Ela também serve para fazer a farinha de maracujá, que pode ser adicionada ao suco, água e alimentos diversos, com o potencial de ajudar na eliminação de toxinas e emagrecimento.

Chá de Maracujá e seus benefícios

Muito além da ação calmante natural, pela qual o chá de maracujá é famoso, o maracujá age como antioxidante, é fonte de vitaminas A, C e muitas do complexo B, e fornece minerais como cálcio, ferro, fósforo e sódio. A casca é rica em fibras e as sementes agem como vermífugo. O maracujá tem vitamina C sim, em cada 100 gramas de fruta, são encontrados aproximadamente 19,8 miligramas desse nutriente.

A vitamina C é muito importante para diversas funções orgânicas, sendo capaz de estimular a produção de colágeno, controle do colesterol, síntese de Carintia, produção de neurotransmissores essenciais e função antioxidante. O ciclo de vida dessa vitamina no organismo dura entre 10 e 20 dias em média, dessa forma a ingestão do ácido ascórbico, como também é chamado, deve se manter regular. Como o maracujá tem vitamina C em uma concentração relevante, pode ser usado como uma das principais fontes desse nutriente.

Um homem adulto deve consumir diariamente cerca de 90 mg de vitamina C, encontrando pelo menos um quarto desse total em apenas uma unidade de maracujá. O suco do maracujá tem vitamina C e pode ser preparado com mais de um fruto, facilitando a ingestão do nutriente em sua quantidade diária recomendada.

Vitaminas do maracujá

As vantagens desse fruto não se resumem à vitamina C. Como apontado na introdução do post, ele possui uma série de nutrientes importantes para nossa saúde. Quer saber quais as vitaminas do maracujá? Então confira a tabela nutricional com base em uma porção de 100 gramas:
Para que é indicado?

  • Rico em antioxidantes
  • Ajuda a preservar a saúde dos olhos por ser fonte de vitamina A
  • Melhora a digestão por ser rico em fibras
  • Excelente fonte de minerais bons para os ossos e saúde do coração
  • Fonte de nutrientes importantes para a imunidade
  • Estimula o emagrecimento
  • Age como calmante natural
  • Sementes podem oferecer muitos benefícios

Contraindicações do Chá de Maracujá

A contraindicação do chá de maracujá é para quem tem hipotensão, ou seja pressão baixa, porque o maracujá baixa a pressão, medicamentos antidepressivos, calmantes e anticoagulantes.

Como fazer o chá de Maracujá

Ingredientes:

  • 1L de água fervente
  • Colheres de sopa de chá (grupo rocha saúde)
  • Modo de preparo:
  • Adicione a erva na água e tampe o recipiente, deixando por 15 minutos em infusão
  • Não ferva a erva ou plantas
  • Coe e sirva quente ou gelado, sem adoçar.

Observação:

Não é necessário adoçar a bebida, mas, caso prefira, adicione 1 colher de chá de mel na xícara antes de servir.

Chá de sálvia: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de sálvia é conhecido por ser antidispéptico. Ou seja, serve para combater a dispesia, que é a sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome. Essa condição pode ser descrita como indigestão, gases ou saciedade precoce e, muitas vezes, é recorrente.

Além disso, a planta pode ser anti-inflamatória e servir como antisséptico da cavidade oral. O uso externo ou fazer bochechos com o chá pode ajudar a diminuir processos inflamatórios e a realizar a higiene de toda parte interna e externa da boca, incluindo bochechas, lábios e gengivas. É comumente usado contra picadas de insetos, infecções de pele, aftas e mau hálito.

Vale ressaltar, também, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.

Como fazer o chá

Separar uma colher de sobremesa (10ml/2g) de folhas secas
Preparar a infusão em 150ml de água quente

Beber logo após o preparo, de duas a três vezes por dia, após as refeições.

Para uso externo, o recomendado é aplicar o infuso com algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia, ou fazer bochechos e gargarejos de uma a duas vezes ao dia.

Chá de camomila

Para que serve o chá de camomila

O principal benefício atribuído ao chá de camomila é o de ansiolítico, uma vez que a planta é considerada um tranquilizante natural. Além disso, o chá de camomila também é conhecido por ser antiespasmódico, ou seja, que acalma cólicas e outros espasmos musculares do intestino.

O chá de camomila também pode ser consumido de outras formas. O uso externo da planta pode servir de anti-inflamatório em afecções da cavidade oral. É importante ficar atento a reações alérgicas e excitação nervosa.

Vale ressaltar, porém, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não são considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.

Como fazer o chá

Para uso oral

Separar uma colher de sopa (15 mL/3 g) de inflorescências secas
Preparar a infusão em uma xícara de chá de água quente
Esperar cinco minutos
Ingerir 150mL do infuso, de três a quatro vezes entre as refeições

Para uso externo

Para bochechos e gargajeros: preparar de duas a três colheres de sopa em 100 mL, usar o infuso cinco minutos após o preparo, três vezes ao dia

Para compressas: utilizar a infusão preparada com 30g a 100g das inflorescências em 1000 mL de água e aplicar na área afetada.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Chás Para Controlar a ANSIEDADE: Confira 03 Chás Para Ansiedade

Chás Para Controlar a ANSIEDADE: Confira 03 Chás Para Ansiedade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *