Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Angiologia: Explorando a Ciência do Comportamento Humano

Angiologia: Explorando a Ciência do Comportamento Humano.

Angiologista

Angiologista é o médico que se especializou em Angiologia e assim é indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos.

As artérias são os vasos que distribuem o sangue rico em oxigênio e nutrientes por todo o corpo, fornecendo às células todas as substâncias que precisam para realizar seu metabolismo.

As veias são os vasos que retornam o sangue desoxigenado (pobre em oxigênio) dos órgãos para o coração.

Os vasos linfáticos são vasos responsáveis por trazer a linfa (líquido originado do sangue, rico em proteínas, e outras macromoléculas) de volta ao sistema cardiovascular. O sistema linfático faz parte do sistema imune, sendo assim, também ajuda a combater infecções.
Resumidamente, angiologistas são os médicos que cuidam da saúde dos vasos.

O que é angiologia?

Angiologia vem da palavra grega ‘angeīon’, que significa vaso, e é uma especialidade médica que estuda a funcionalidade e as doenças associadas aos sistemas cardiovascular e linfático.

Esses dois sistemas formam o sistema circulatório, responsáveis por transportar sangue e linfa através do corpo por meio de uma complexa rede de artérias, veias e vasos linfáticos.

O termo angiologia não é tão antigo. De acordo com dados históricos, foi criado após a Segunda Guerra Mundial pelo médico alemão Dr. Max Ratschow (1904-1963), que fundou a primeira clínica de angiologia do mundo em Darmstadt (Alemanha).

Desta maneira, a Angiologia atua em conjunto com a Cirurgia Vascular para encontrar a melhor opção de tratamento para as patologias das artérias, veias e vasos linfáticos.

O que faz um angiologista?

Os angiologistas, por não realizarem cirurgia, assumem um papel importante no tratamento clínico das doenças vasculares. Almejam orientar e aconselhar os pacientes sobre os benefícios de fazer escolhas de estilo de vida saudáveis, como manter uma dieta adequada e fazer exercício físico regularmente.

Quando combinada com a terapia medicamentosa, esta abordagem pode impactar positivamente na qualidade de vida do paciente, ajudando a minimizar os riscos de um problema vascular surgir ou se agravar.

Qual a diferença entre Angiologista e o Cirurgião Vascular?

As duas especialidades estudam e tratam as doenças do sistema circulatório, porém, o que as diferencia é o modo de tratamento: enquanto o angiologista trata a doença com medicamentos e mudança no estilo de vida, ou seja, sem cirurgia, o médico vascular, além de tratar muitas vezes o paciente de forma clínica, é apto a realizar intervenções cirúrgicas quando indicado.

Sendo assim os angiologistas são indicados para tratar doenças clínicas como vasculite, linfedema e arteriopatias funcionais, enquanto o vascular é mais indicado para doenças que possam vir a precisar de intervenção cirúrgica como varizes, aneurisma e obstrução arterial periférica.

Entretanto, é muito difícil separar uma especialidade da outra pois quando o paciente procura o especialista ainda não sabe se precisará de uma cirurgia.

O fato é que até 2006, angiologia e cirurgia vascular eram tidas como uma especialidade única, não tendo assim essa separação, porém, com avanço da medicina e a necessidade de uma maior especialização, ambas passaram a atuar separadamente.

Quais doenças um angiologista trata?

  • Vasculites
  • Arteriopatias funcionais
  • Trombose Venosa Profunda (TVP)
  • Linfedema
  • Doenças ateroscleróticas
  • Pé diabético
  • Varizes dos membros inferiores

Conheça as particularidades de cada doença.

Vasculite

Vasculite, é um termo geral para várias doenças que causam inflamação nos vasos sanguíneos. Também é chamada de angeíte ou arterite. Pode tornar os vasos sanguíneos fracos, maiores, mais estreitos ou até mesmo obstruí-los completamente. A vasculite pode afetar pessoas de qualquer idade.

Algumas formas afetam os vasos sanguíneos que irrigam órgãos específicos, como pele, olhos ou cérebro. Outros tipos podem envolver vários órgãos ao mesmo tempo. A gravidade é bem variada, as mais leves podem até mesmo não precisar de tratamento, enquanto as mais graves podem ser uma ameaça à vida.

Arteriopatias funcionais

Arteriopatias funcionais são transtornos circulatórios ocasionados por alteração da resposta vasomotora da microcirculação, produzindo dilatação ou contração do vaso. Manifestam-se principalmente pela alteração da cor da pele.

Aparecem na ausência de doenças ou associadas a outra patologia (geralmente reumatológica), muitas vezes ainda não diagnosticada.

Estão inclusos nesse grupo o fenômeno de Raynaud, a eritromelalgia e eritermalgia, a reflexodistrofia simpática, o livedo reticular e a acrocianose.

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença que acontece quando o sangue coagula dentro de uma veia profunda. A trombose pode acontecer em qualquer veia, entretanto é mais comum nas veias das pernas. Geralmente, o paciente apresenta dor e inchaço na perna afetada.

A trombose venosa profunda exige rápido tratamento, já que, se não tratada, uma parte do coágulo (êmbolo) pode migrar para os pulmões, provocando o tromboembolismo pulmonar (conhecido como TEP), complicação mais temida da doença, visto que, dependendo de sua gravidade, pode ser fatal.

Linfedema

Linfedema se refere ao inchaço que geralmente ocorre em um dos braços ou pernas devido ao acúmulo de linfa. O linfedema apresenta diferentes causas, entre elas a remoção dos gânglios linfáticos como parte do tratamento cirúrgico do câncer. Resulta de um bloqueio no sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico.

O bloqueio impede que o fluido linfático seja drenado, levando ao acúmulo de fluido, que causa o inchaço. Embora atualmente não haja cura para o linfedema, ele pode ser controlado com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

Doenças Ateroscleróticas

Doenças ateroscleróticas é uma doença crônica que causa o endurecimento das artérias de grande e médio calibre. Isso acontece quando placas de gordura (ateroma) se acumulam nas paredes das artérias fazendo com que se estreitem gradativamente e, em alguns casos, fechem-se completamente, reduzindo o fluxo sanguíneo para os tecidos.

As manifestações clínicas irão depender do vaso atingido, variando desde dor nas pernas ao caminhar (claudicação intermitente), quando ocorre nas artérias dos membros inferiores, até um quadro grave de acidente vascular cerebral (AVC), quando atinge as artérias carótidas (vasos que levam sangue ao cérebro).

Pé Diabético

Pé diabético é um problema nos pés devido à combinação da doença arterial (obstrução da circulação), da neuropatia diabética (perda da sensibilidade) e de uma baixa resistência às infecções que o paciente com diabetes pode possuir.

Todas essas alterações acontecem devido à glicemia (açúcar no sangue) alterada. Esse problema pode gerar o aparecimento de feridas, com alto risco de infecção e amputação. O tratamento clínico é muito importante para prevenir feridas e evitar a perda do membro.

Varizes dos membros inferiores

Varizes dos membros inferiores é uma das principais doenças vasculares e a mais comum doença venosa encontrada na população. Acomete de preferência as mulheres e geralmente resulta em pernas cansadas e/ou pesadas no final do dia. Geram também muito desconforto estético. O tratamento das varizes, na maioria das vezes, inclui mudanças no estilo de vida: praticar atividade física, evitar longos períodos sentado ou em pé parado e cuidar do peso corporal.

Em alguns casos o angiologista também pode fazer uso da terapia compressiva (meia elástica) e medicamentos flebotônicos para aliviar os sintomas do paciente.

Quais os exames solicitados pelo médico angiologista?

  • Exame de Capilaroscopia
  • Angiografia (Arteriografia e Flebografia)
  • Angiotomografia Computadorizada
  • Angiorressonância Magnética
  • Linfocintilografia

O Angiologista faz uso de uma grande variedade de métodos e técnicas para o diagnóstico das doenças que acometem os vasos. O principal exame é o ultrassom com Doppler Colorido, que por meio da emissão de ondas sonoras de alta frequência gera imagens em tempo real, permitindo a visualização de diferentes vasos sanguíneos.

Porém, além do ultrassom, outros exames podem ser solicitados em uma consulta com o médico angiologista.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Angiologia: Explorando a Ciência do Comportamento Humano

Angiologia: Explorando a Ciência do Comportamento Humano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *