Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Desvendando a Dermatologia: Cuidados com a Pele e muito mais

Desvendando a Dermatologia: Cuidados com a Pele e muito mais; Hoje as dicas são da médica Dermatologista Paula Monteiro.

O que é Dermatologia e sua importância no diagnóstico e tratamento de milhares de doenças

Muito lembrada quando se fala em procedimentos estéticos para a manutenção da beleza, a Dermatologia é, na verdade, uma especialidade clínica e cirúrgica que possui um campo de atuação bastante vasto.

Saiba mais sobre essa especialidade médica que previne e trata mais de três mil doenças que afetam a pele, mucosas e órgãos genitais de pessoas de todas as faixas etárias.

O que é Dermatologia?

Dermatologia é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e alterações relacionadas à pele, mucosas, cabelos, pelos e unhas, suas estruturas e funções, e na atuação de procedimentos estéticos.

Sua origem data dos séculos XV e XVI, quando médicos franceses começaram a se interessar por problemas de pele. Mas, foi a descoberta da microbiologia, na passagem do Século XIX para o Século XX, que pavimentou sua formação enquanto especialidade. À medida que as descobertas científicas e tecnológicas avançaram, a Dermatologia evoluiu e ampliou consideravelmente sua área de atuação.

E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários três anos de Residência Médica em Dermatologia e a aprovação na SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia para a obtenção do título de médico dermatologista.

Como funciona?

O médico dermatologista está apto para tratar mais de três mil doenças relacionadas à pele e que afetam pessoas de todas as faixas etárias. Também é habilitado para tratar doenças que afetam as mucosas, como alterações nos lábios, língua e gengiva, e os órgãos genitais, o que abrange diversas DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, como herpes genital, sífilis e HPV.

E por se tratar de uma área com diversas subespecialidades, o paciente precisa se atentar se o médico é devidamente registrado na SBD, principalmente em se tratando de procedimentos estéticos. Isso porque existem profissionais não médicos que atuam na área estética, mas que não dispõem do mesmo acervo de conhecimento e competência técnica para atuar em diferentes situações.

Somente o médico dermatologista pode garantir o diagnóstico preciso e precoce de doenças e problemas dermatológicos, reconhecer os sintomas, avaliar as expectativas e decidir o tratamento ou procedimento mais adequado para cada tipo de paciente, além de elucidar todas as dúvidas.

Quais os benefícios?

As principais subespecialidades da Dermatologia são a Cirúrgica (lida com todos os procedimentos cirúrgicos, sejam clínicos ou estéticos); Clínica e Preventiva (responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças de pele); Cosmética ou Cosmiátrica (relativo à manutenção da beleza e melhoria da aparência da pele, cabelos e unhas) e Oncológica (responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele).

Também são subespecialidades e têm se destacado a Ocupacional (relativo às condições da pele relacionadas ao trabalho); Onicologia (responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam as unhas e sua estrutura); Pediátrica (voltada para doenças e problemas de pele em recém-nascidos, crianças e adolescentes) e Tricologia (responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do cabelo e couro cabelo)

Como é possível observar, a área de atuação da Dermatologia é extensa e atende diversas finalidades. Com uma formação clínica e cirúrgica, o médico dermatologista consegue proporcionar um atendimento e tratamento que promovem tanto a recuperação da saúde quanto o bem-estar emocional e melhoria da autoestima dos pacientes.

Quando procurar o dermatologista?

Em caso de coceira, vermelhidão, surgimento de manchas, descamação, inchaço, unha encravada, queda de cabelo ou quaisquer alterações na pele, unha e cabelo, considere procurar o médico dermatologista. Ele pode também remover pintas, verrugas, tatuagens, cistos, tumores, realizar biópsia, preenchimentos, depilação a laser, peeling, tratamento para acne, psoríase, urticária, dermatite atópica, aplicação de toxina botulínica, transplante capilar e vários outros procedimentos e tratamentos.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Desvendando a Dermatologia: Cuidados com a Pele e muito mais

Desvendando a Dermatologia: Cuidados com a Pele e muito mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *