Acne e alimentação: como dieta influencia as espinhas?
Acne e alimentação: como dieta influencia as espinhas?.
É necessário atenção ao que consumimos, afinal, aquilo que ingerimos, direta ou indiretamente, reflete na nossa saúde. Entenda a relação entre acne e alimentação.
Acne é caracterizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como uma doença de pele resultante de um processo inflamatório das glândulas sebáceas.
Nessas áreas inflamadas ou infectadas é que surgem os cravos, espinhas, inchaços e outras alterações na pele, geralmente, atingindo as regiões da face, peito, costas e ombros.
Para além da questão estética, que incomoda e que leva à busca por ajuda especializada, a acne tem uma relação direta com um conjunto de outros fatores, dentre eles a alimentação.
E, muito embora essa relação de causalidade entre a ingestão de determinados alimentos e o surgimento da acne não seja um consenso, evidências científicas reforçam a influência de certos alimentos no quadro acneico.
Qual é a relação entre acne e alimentação?
Na prática, tudo aquilo que ingerimos, direta ou indiretamente, reflete na nossa saúde. Isso não é diferente com a pele, maior órgão do corpo humano.
A opção alimentar e nutricional dos indivíduos com acne pode ter relação direta com a melhora ou piora do quadro acneico, a depender do menu escolhido como rotina.
Certamente você já percebeu, ou já ouviu alguém comentar, que “comeu chocolate e nasceu uma espinha” ou que “após aumentar o consumo de água a pele ficou mais sedosa”.
Para as duas situações, não foi o consumo isolado que causou o mal ou atenuou o problema da acne. A acne é uma condição crônica e multifatorial, e a alimentação é um dos fatores que podem influenciar tanto na melhora quanto no agravamento da condição.
A relação entre alimentação e acne também não pode ser pensada exclusivamente sobre o tipo de alimento consumido.
É preciso considerar a quantidade ingerida, a frequência da ingestão e a predisposição que a pessoa possui para ter ou não acne.
Fatores genéticos, hormonais, estresse, uso de medicamentos e exposição ao sol também estão relacionados ao aparecimento das indesejáveis lesões de pele.
Dentro das diversas possibilidades de dietas é possível conhecer os alimentos que ajudam na prevenção da acne ou afastar do cardápio aqueles alimentos que só pioram a situação.
Leia também: Rotina alimentar como prevenção de doenças e aumento da imunidade
Alimentos que podem piorar a acne
Alguns alimentos potencializam o quadro inflamatório do organismo ou podem aumentar a oleosidade da pele, devendo ser evitados por quem possui acnes.
Dietas ricas em alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas estão entre os grandes vilões da alimentação e podem piorar as lesões na pele.
Dentre os alimentos considerados ruins para o pleno funcionamento da pele, o leite desnatado é listado como um alimento que piora os efeitos da acne na pele.
A questão, segundo um estudo revisional desenvolvido por médicos dermatologistas do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) tem relação com os hormônios presentes no leite e no acréscimo de proteínas do soro do leite.
Alimentos que auxiliam na prevenção da acne
Uma alimentação saudável, baseada em uma dieta com variedade, moderação e equilíbrio é o caminho para o ajuste corpóreo e deve fazer parte da rotina de cuidados com a pele.
Dessa forma, dietas ricas em frutas amarelas e vegetais verdes escuros podem ser favoráveis para a derme, já que auxiliam na hidratação e desintoxicação da pele.
Ricos em vitamina A e C
No caso de frutas e verduras da cor amarela, a grande vantagem está no poder antioxidante e na abundância de vitamina C, que atua na produção de colágeno, excelente para manter a pele bonita e saudável.
A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.
Outros grandes aliados da pele são os alimentos ricos em vitamina A. Além da renovação celular e da produção de colágeno na pele, a vitamina A age nas linhas de expressão e no combate à flacidez.
São ricos em vitaminas A, tomate, agrião, espinafre, além de alimentos como gema de ovo, fígado, óleo de peixe e manteiga.
Mais aliados: peixes e alimentos ricos em zinco
Dietas que incluem ômega 3, presente em peixes, sementes e leguminosas como linhaça, chia, nozes, castanhas e amêndoas também estão entre os itens que favorecem a prevenção das acnes.
Já alimentos ricos em zinco auxiliam na queratinização da pele (impermeabilidade da pele) contribuindo para o controle de substâncias e agentes etiológicos.
Água
A água é fundamental para a vida, e imprescindível para a hidratação corpórea na eliminação de toxinas e limpeza do organismo, sendo uma importante aliada no combate à acne.
Para a busca de uma alimentação adequada é fundamental a escolha de profissionais especializados, capazes de fazer ajustes conforme a necessidade individual.
Dietas sem instrução médica podem comprometer o sistema imunológico, além de acarretar sérios danos à sua saúde.
Além da alimentação, em caso de acnes recomendamos a busca por um médico dermatologista. A abordagem terapêutica do tratamento pode envolver ainda uma terapia multidisciplinar.
Confira 7 alimentos para acabar com espinhas:
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso