Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Acne: Veja os Principais Sintomas e Também Cinco Dicas Para Tratar Acne

Acne: Veja os Principais Sintomas e Também Cinco Dicas Para Tratar Acne.

Hoje vamos trazer pra você dicas valiosas para evitar e combater acne com o Dr Lucas Faustinoni.

Acne: o que é, como tratar e quando procurar um médico

E a jornada de tantas pessoas com sua própria pele começa na adolescência, com a chegada da acne. Ela atinge, segundo pesquisas, 90% dos adolescentes, mas você sabia que a acne passa longe de ser um problema apenas dessa etapa? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 56% da população adulta brasileira tem acne. Esse é o principal motivo pelo qual as pessoas buscam um dermatologista, afirma ainda a SBD.

Mas o que é a acne? Por que ela aparece? E como tratá-la?

O que é a acne

A acne é uma condição causada primariamente pela produção excessiva de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Ela ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo desse sebo – são as espinhas e os cravos, que costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

A acne pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum na adolescência. É que é bem nessa época da vida que os hormônios andrógenos e estrógenos começam a ser produzidos. O primeiro é o responsável pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo. Assim, pessoas com predisposição genética acabam sofrendo com aparecimento de cravos e espinhas por conta dessa mudança na secreção sebácea.

A acne é genética?

Sim, a tendência a ter essa condição é genética e não há evidências científicas que podem atingir mais um grupo étnico específico. “A genética define se uma pele tem glândulas sebáceas que produzem sebo demais, se é uma pele que tende a produzir mais queratina do que precisa entupindo os poros, ou que tem menos lipídios para protegê-la (predispondo assim infecções bacterianas), tendo assim uma maior tendência a ser mais inflamada. Essa predisposição genética é a base para que os fatores ambientais sejam mais agressivos nesse tipo de pele”

Porém é importante ressaltar que alguns casos podem ser desencadeados por alterações hormonais e até o uso de certos tipos de medicamentos.

Acne por alterações hormonais: suas espinhas podem vir daí

As alterações hormonais são a base da acne: “Os hormônios interferem diretamente na produção das glândulas sebáceas, então qualquer pico hormonal pode gerar acne. O mais comum é a puberdade, que causa a acne vulgar, aquela acne adolescente. Mas há outros casos, como a acne gestacional (causada pelas alterações hormonais da gestação), a acne da mulher adulta (que muitas vezes está atrelada a doenças de cunho hormonal, mas pode também ser desencadeada por uma alteração hormonal na pele) e a acne neonatal, que é quando os hormônios sexuais da mãe passam para o bebê.

Graus da acne

Em geral, a acne se manifesta com a presença de comedões ou cravos (causados pelo entupimento da saída dos folículos com sebo), pápulas (pequenas lesões sólidas, elevadas, endurecidas e avermelhadas), pústulas ou espinhas (pápulas com pus) e nódulos e cistos, que são lesões bem maiores que as espinhas, que são inflamadas e se expandem para camadas mais profundas da pele. Elas podem ser dolorosas e deixar marcas.

Segundo o Ministério da Saúde, a acne pode ser dividida em cinco tipos, de acordo com a gravidade das lesões apresentas na pele. São eles:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias.

Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada.

A acne é uma condição de pele que pode afetar diretamente a autoestima das pessoas, principalmente, dos adolescentes. O fator psicológico é muito importante e deve ser olhado com carinho. Se você sofre com acne, é imprescindível procurar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento é mais indicado para o seu tipo. Este profissional, aliás, pode te ajudar até a encontrar um tratamento psicológico, se for o caso.

Agora, confira as dicas do Doutor Lucas:

Tratamento Precoce

Segundo o médico, o tratamento precoce ajuda muito para que o quadro não evolua. Logo no início quando surgir a acne o tratamento adequado já deve ser iniciado com ajuda de um especialista. Isso evita manchas e marcas no rosto.

Alimentação

A opção alimentar e nutricional dos indivíduos com acne pode ter relação direta com a melhora ou piora do quadro acneico, a depender do menu escolhido como rotina.

Alguns alimentos potencializam o quadro inflamatório do organismo ou podem aumentar a oleosidade da pele, devendo ser evitados por quem possui acnes.

Dietas ricas em alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas estão entre os grandes vilões da alimentação e podem piorar as lesões na pele.

Dentre os alimentos considerados ruins para o pleno funcionamento da pele, o leite desnatado é listado como um alimento que piora os efeitos da acne na pele.

Saiba Mais!

Whey Protein

“O consumo de lácteos (whey protein aqui incluído) parece ter uma associação com a piora de lesões de acne em pacientes já predispostos. Isso porque essas substâncias estimulam uma via hormonal que leva ao aumento da insulina, proliferação de células produtoras de sebo e de queratinócitos – células que estão envolvidas no processo de surgimento da acne.”

Saiba Mais!

ACERTE NO ANTICONCEPCIONAL

Alguns anticoncepcionais ajudam a pele e outros que são ruins e pioram o quadro, principalmente os injetáveis.

TENHA PERSISTÊNCIA

Não desista do tratamento, cuide de sua pele desde o início e saiba que o tratamento é a longo prazo e não existe tratamento milagroso que resolva o quadro de uma hora pra outra.

EVITE BASES E CORRETIVOS

Cobrir as acnes com maquiagem pode piorar o quadro inflamatório da sua pele e piorar sua acne.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Acne: Veja os Principais Sintomas e Também Cinco Dicas Para Tratar Acne

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *