Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Dengue: Saiba tudo sobre sintomas e formas de prevenção

Dengue: Saiba tudo sobre sintomas e formas de prevenção.

A dengue é uma doença febril causada por um vírus que pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça e/ou no corpo, manchas vermelhas na pele, náusea e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos.

Esta virose é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e chikungunya, e embora seja causada por um tipo diferente de vírus, os sintomas provocados pelo vírus da dengue podem ser facilmente confundidos com estas doenças.

Em caso de suspeita de dengue, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral. Na maioria dos casos, o tratamento envolve apenas medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de repouso e hidratação, para aliviar os sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de dengue normalmente é feito pelo infectologista ou clínico geral baseado nos sintomas e resultados de exames de sangue, como o hemograma ou testes para identificar o vírus da dengue. Conheça os principais testes para saber se é dengue.

Os principais sintomas de dengue são:

  • Febre alta,acima de 39ºC;
  • Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos;
  • Indisposição;
  • Dor no corpo e/ou articulações;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Perda do apetite, náusea e/ou vômitos;
  • Diarreia.

A febre normalmente é o primeiro sintoma de dengue e tem uma duração que varia de 2 a 7 dias. Geralmente, está associada a outros sintomas, como dor de cabeça, diarreia e náusea, que também são comuns na fase inicial da dengue.

Entre o 3º e 7º dia de doença, a maioria das pessoas com dengue começa a notar melhora da febre e outros sintomas. No entanto, neste período a dengue pode evoluir para uma fase de maior risco de gravidade em alguns casos, conhecida como fase crítica.

Na fase crítica, a pessoa pode apresentar sintomas, como dor no abdome, vômitos persistentes ou sonolência, que indicam um maior risco de evolução para dengue hemorrágica, sendo recomendado procurar uma emergência para avaliação caso surjam. Veja os sintomas de dengue clássica e hemorrágica.

Sintomas de dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica pode causar sintomas como sangramentos intensos, pressão baixa, falta de ar, dor no peito, confusão mental ou crise convulsiva, que são mais frequentes na fase crítica da dengue e podem colocar a vida da pessoa em risco. Entenda melhor o que é a dengue hemorrágica e os sintomas.

Sintomas de dengue em bebês e crianças

Nos bebê e nas crianças, a dengue inicialmente não causa sintomas. No entanto, em alguns casos pode haver febre alta, irritabilidade, sonolência e perde de apetite, sendo importante que o pediatra seja consultado, principalmente quando os sintomas surgem em período de aumento nos casos de dengue na região. Saiba reconhecer a dengue em crianças.

Diferença entre dengue, Zika e Chikungunya

Tanto a dengue, como a Zika e a Chikungunya são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, porém apresentam algumas diferenças entre os sintomas.

Enquanto na dengue a febre é alta e está sempre presente, na Zika a febre pode estar presente mas é baixa, e na Chikungunya a febre é alta e inicia-se de forma repentina.

Além disso, a dengue pode causar dor moderada nas articulações, enquanto na Zika pode causar dor leve e na Chikungunya dor intensa nas articulações. Saiba diferenciar os sintomas de dengue, Zika e Chikungunya.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Dengue: Saiba tudo sobre sintomas e formas de prevenção

Dengue: Saiba tudo sobre sintomas e formas de prevenção
Dengue: Saiba tudo sobre sintomas e formas de prevenção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *