Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Os Melhores alimentos para Limpar Suas Artérias

Os Melhores alimentos para Limpar Suas Artérias.

Existem 3 inimigos silenciosos que destroem suas artérias por dentro.

O primeiro é a inflamação, que corrói as paredes dos vasos, o segundo são os coágulos, que bloqueiam o fluxo de sangue, e o terceiro são as placas de gordura, depósitos de colesterol e cálcio que se acumulam, estreitando as artérias e podem se romper bloqueando a circulação.

Nesse post você vai entender como é possível limpar suas artérias. Ou como você pode evitar que isso piore, reduzindo seu risco de ter um derrame, um infarto ou mesmo um problema renal em decorrência e essas obstruções.

Vou falar sobre os melhores alimentos que você deveria colocar no seu prato, as mudanças que você deveria fazer no seu estilo de vida, os suplementos mais promissores e remédios mais potentes— com base em evidências científicas sólidas.

Você que tem placas nas artérias, ou o que o povo chama de veias entupidas, por que formam essas obstruções?

O que são as artérias?

Elas são como canos, que vão levar o sangue oxigenado para seus órgãos e tecidos- para seu cérebro, para seu fígado, para o seu intestino, até para sua unha do pé.

Dentro desses canos existe um revestimento, o endotélio. O endotélio é tipo o teflon da panela.

Se você comprou uma panela novinha, você vai precisar de óleo?

Provavelmente não. Pode jogar um ovo lá dentro que não vai grudar.

No seu corpo é a mesma coisa, quando suas artérias estão novinhas, você pode comer doce, bacon, big mac, besteira, não vai grudar. O endotélio está funcionando bem.

O QUE PODE PREJUDICAR ESSE ENDOTÉLIO?

A inflamação.. principalmente aquela inflamação crônica, de baixo grau- como na obesidade abdominal, no sedentarismo, pessoas que não dormem direito, pessoas que fumam (o cigarro libera substâncias tóxicas não só para os pulmões, mas também para suas artérias, aumentando o risco de aneurismas e de aterosclerose.

Outras causas que lesam o seu endotélio- estresse crônico, diabetes, pressão alta- uma pressão alta vai fazer rachaduras nas suas artérias, como rachaduras do asfalto, e dieta rica em alimentos ultraprocessados, doenças auto-imunes, infecções crônicas- até problemas dentários que são deixados para lá aumentam inflamação.

Um marcador bem confiável para inflação das suas artérias é a proteína C reativa ultrassensível. Outro, menos confiável é a homocisteína. Níveis elevados de pcrus ou homocisteína mostram que você pode estar com inflamação.

Então tem várias causas que podem prejudicar esse teflon das suas artérias formando inflamação. Se lesar esse endotélio, por alguma causa, o colesterol ruim, o ldl vai começar a se depositar nas suas artérias formando as placas de gordura.

Por isso que tem pessoas que tem colesterol alto mas não tem placas. Porque o “teflon” está bom, ele vai repelir o colesterol.

Então, a primeira coisa que você deve fazer, seria evitar que o endotélio adoeça. Não pode deixar nenhum fio solto- porque é esse fio solto que vai dar o curto-circuito e começar o incêndio.

As pessoas me perguntam: o que eu posso comer para melhorar minhas artérias, para desinflamar?

Primeiro você tem que parar de comer coisas que inflamam, né!

Quais os piores alimentos para a sua circulação?

UM EU JÁ FALEI- A COMIDA ULTRAPROCESSADA.

Os alimentos ultraprocessados que você compra lá no supermercado são viciantes, têm muito açúcar, gorduras ruins, muito sal, poucas fibras e no geral fazem, você comer mais do que gostaria.

O açúcar em excesso, calorias demais o e poucas fibras, faz com que o pâncreas libere mais insulina do que deveria, transformando o que você comeu em gordura que acaba sendo depositada dentro do seus órgãos- por exemplo, gordura no fígado. Você tem gordura no fígado? Então preste atenção.

Essa gordura, que a gente chama de visceral, funciona como uma glândula, e liberando substâncias pró-inflamatórias— causando mais inflamação.

Acabou de sair no British Medical Journal (BMJ) um estudo com mais de 10 milhões de pessoas que mostrou um aumento de 32 doenças, com os ultraprocessados, que vão de problemas no coração, transtornos mentais e câncer.

Então essa comida vai riscar o teflon das suas artérias.

E quando está riscado o teflon, o que acontece? Vai grudar!

Quando essa placa de gordura se rompe, ela pode dar um derrame, se a artéria afetada levava sangue para o cérebro, ou um infarto, se a artéria irrigava o coração.

Minha primeira recomendação: evite os ultraprocessados e tente reduzir, muito o açúcar de sua dieta.

No começo, é difícil. Café sem açúcar, por exemplo, achava que nunca iria conseguir tomar. Com o tempo, depois de 10 a 20 dias você vai se acostumar e terá muito mais saúde. Faz mais de 5 anos que eu aboli o açúcar do meu café.

Outra coisa que, se você tem placas, você tem que diminuir, são gorduras ruins.

2- CORTE A GORDURA TRANS.

Ainda existe, viu. Tem outros nomes- gordura hidrogenada, parcialmente hidrogenada que tem em alguns bolos, tortas, biscoitos, nuggets, sorvetes, pipoca de microondas, alimentos fritos, empanados, batatinhas fritas, margarina. Leia os rótulos.

Além de piorar seu colesterol ruim ele vai reduzir seu colesterol bom e inflamar.

3- REDUZA GORDURAS SATURADAS

E outro que você tem que reduzir, se tiver placas, são as gorduras saturadas. Um excesso de gordura saturada pode piorar seu colesterol, também. Mas a gordura saturada – da manteiga, banha de porco, gordura da carne… talvez não faça um estrago tão grande. Uma revisão de 2021 mostrou que se reduzisse gordura saturada, baixaria o ldl— tudo bem, isso a gente já sabia, mas o tipo de colesterol ruim que reduzia não era o que causava mais prejuízo. Eram LDL grandes.

A gente sabe que o LDL pequeno e denso arrebenta com as artérias. O ldl vindo d gordura saturada, é um pouquinho maior. Mesmo assim! Se você tem placas ou problema de colesterol, tente baixar gordura saturada.

Troque por gorduras saudáveis.

E ovo? Ovo pode comer. O colesterol da sua dieta, interfere pouco no colesterol do seu sangue, então, para a grande maioria, não vai aumentar seu risco cardiovascular.

Então o colesterol do sangue não tem problema?

Não falei isso. O colesterol da dieta, pode não interferir.

O colesterol do sangue é outra história.

80% do colesterol do corpo é fabricado pelo fígado, e apenas 20% é dieta. Então a pessoa pode ser vegana, vegetariana e ter colesterol alto.

O colesterol é importante para construir as membranas celulares, ajudar na produção de hormônios como vitamina D, testosterona…

Quais os tipos de colesterol?

Principalmente 2-

O HDL colesterol, o colesterol bom que ajuda a remover o colesterol das artérias e transportá-lo de volta ao fígado.

Por isso protege contra doenças cardíacas e ajuda a manter o endotélio funcionando corretamente.

Além disso reduz inflamação, e ajuda a fabrica os hormônios como testosterona. Existe associação: quanto maior o HDL, maior a testosterona em geral

NÍVEIS SAUDÁVEIS DE HDL COLESTEROL:

Homens: acima de 40 mg/dL

Mulheres: acima de 50 mg/dL

O colesterol bom faz o papel de lixeiro, limpa o colesterol LDL.

E temos o ldl, o colesterol mau. Níveis elevados de LDL podem se acumular nas artérias, estreitando-as e endurecendo-as.

QUAIS OS NÍVEIS SAUDÁVEIS DE LDL?

Esse depende da pessoa, do risco da pessoa.

Uma pessoa com baixo risco- por exemplo- 30 anos de idade, sem pressão alta, sem nada, o ideal é o ldl ser menor que 130mg/dl.

Uma pessoa com risco intermediário- é hipertensa, mais idosa. Essa pessoa tem que ter o ldl menor que 100mg/dl

Uma pessoa com risco alto- tem muitos fatores de risco, ou tem placas, por exemplo na carótida, essa pessoa tem que ter ldl <70

E tem aquele indivíduo que é muito alto risco- teve infarto, tem stent, muita carga de aterosclerose, essa pessoa tem que ter o ldl menor que 50.

A gente sabe que se você tiver uma placa e não tratar do seu colesterol essa placa vai crescer.

E se seu ldl estiver menor que 60, 90% das placas podem reduzir de tamanho. Veja que interessante. Ao invés de aumentar pode reduzir.

Tem algumas comidas que evitam a formação de placas?

Sim! Tem alguns alimentos:

Quais são eles?

1- AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM– rico em ácidos graxos monoinsaturados que pode reduzir o colesterol LDL e a aumentar o HDL, o colesterol bom. Tem comonentes antioxidantes como vitamina E, polifenóis e o tireosol e antiinflamatórias como o Oleocanthal, importantes para a saúde cardiovascular. Pena que está caro, né!

2- PEIXES RICOS EM ÔMEGA 3- sardinha, salmão, atum, cavala.

O ômega 3 aumenta o Hdl, reduz triglicerídeos, tem efeito antioxidante, antiinflamatório, reduz agregação planetária, e vasodilatador.

3- CASTANHAS

Castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas– podem aumentar o colesterol bom do sangue e reduzir o colesterol ruim.

4- A CHIA

Tem muitas fibras, ômega-3, e antioxidantes, podendo reduzir e muito seu triglicerídeo e melhora o colesterol.

5- LINHAÇA

Parecido com a chia têm fitoesteróis, que bloqueiam a absorção do colesterol pelo intestino.

6- A AVEIA

E ela é rica em beta-glucano, que tem o poder de reduzir seu colesterol ldl. A melhor aveia de todas, com menos calorias, que eu compro lá em casa, é o farelo de aveia.

7- FEIJÕES

Têm muitas fibras solúveis que podem reduzir ldl colesterol.

8- ABACATE

rico e antioxidantes e muitas fibras. Ajuda a baixar o LDL e aumentar HDL.

9- O CHOCOLATE AMARGO COM ALTO TEOR DE CACAU

A epicatequina é o principal responsável por seus efeitos positivos nos vasos, inclusive aumentando a produção de óxido nítrico que faz vasodilatação.

10º- FRUTAS VERMELHAS E UVAS

Que têm muitos polifenóis que protegem as suas artérias contra radicais livres.

Mas veja, esses alimentos que eu citei evitam a formação das placas, não reduzem o tamanho das placas. Para um maior benefício, você tem que colocar na sua dieta antes de ter a aterosclerose.

Vai adiantar comer direito, fazer exercício, mudar a vida de ponta cabeças? Claro, adianta. Ter um estilo de vida saudável sempre adianta. Mas não é suficiente.

Quais suplementos poderiam ajudar suas artérias?

  1. NATTOKINASE:

Nattokinase é o ingrediente ativo

do NATTO, uma comida tradicional japonesa feito de soja fermentada. Há pessoas que relacionam a longevidade dos japoneses com o NATTO.

Um estudo recente, de 2022, com mais de 1.000 pessoas mostrou que doses altas de natokinase (10.800 FU/ dia) poderia causar uma redução significativa na espessura da íntima-média da artéria carótida e no tamanho da placa carotídea, podendo reduzir em até 95,4%.

O problema é o seguinte: foi uma análise retrospectiva. Não foi dado remédio ou placebo e seguida a população. Tem um ensaio clínico randomizado duplo-cego com 265 participantes, que receberam 2000 fu por dia ou placebo.

Durou 3 anos e não- Não viram diferença significativa na progressão da entre aqueles que receberam nattoquinase e aqueles que receberam placebo.

Então, será que a dose foi baixa nesse estudo? Ou será que houve um viés no estudo retrospectivo? Não! Não dá para garantir que a natokinase funcione. Tem que fazer mais pesquisas sobre o assunto.

Mas comer natto, pode ajudar.

O SEGUNDO SUPLEMENTO, MUITO FALADO, É A VITAMINA K2.

A vitamina K2 ativa proteínas GLA, que ajudam a manter o cálcio nos ossos e poderia prevenir o acúmulo de cálcio em outras áreas do corpo – que não deveria estar lá- como válvulas cardíacas e vasos sanguíneos.

Estudos observacionais sugeriam que a ingestão de K2 pode reduzir taxas de mortalidade geral e doenças cardíacas. A vitamin K2 MK-7 é melhor absorvida e dura mais tempo no corpo.

O problema que isso é em teoria.

O maior estudo envolvendo vitamina K2 Mk7, duplo cego, randomizado, publicado na revista Circulation em 2022 e foi decepcionante. Deram K2 ou placebo para prevenir a calcificação da válvula aórtica. E não, não funcionou! E claro, me decepcionou também.

Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology em 2023, deu um pouquinho mais de fôlego aos entusiastas da K2. Porquê? Vamos ver o resultado- Eles deram K2 e vitamina D ou placebo para pessoas sem doença cardíaca e acompanharam por 2 anos. E o resultado? Não teve diferença no escore de cálcio entre o grupo placebo ou K2 + Vitamina D.

Porém, em uma análise de subgrupo, em pacientes de alto risco, com escore de cálcio muito alto, maior ou igual a 400, houve uma menor progressão no escore de cálcio. Se isso é forção de barra ou não, precisa de outros estudos.

E O TERCEIRO, COENZIMA Q10

A CoQ10 poderia proteger contra a aterosclerose inibindo a oxidação do colesterol LDL. E também pode reduzir um pouco a produção de LDL pelo fígado em cerca de 13%.

O problema que não tem estudos duplos cegos randomizados em humanos mostrando eficácia desse suplemento na aterosclerose. Nenhum! Tem em insuficiência cardíaca, um estudo antigo, mas não na aterosclerose. O pessoal tem que fazer um estudo sério sobre Coenzima Q10 e placas.

O que sobra?

Se você tem placas, já teve infarto, tem stent, fez cirurgia cardíaca, tome remédio!

Esse é o meu conselho para você. Não seja cabeça dura!

Como eu falei, e vou repetir, dieta, exercício e suplementos, só, não servem. Nesse caso específico, o médico tem que prescrever remédio para colesterol para tentar estabilizar as placas—ou seja, evitar que elas rompam, e cause um infarto ou derrame ou mesmo revertê-las.

Mas é possível reverter placas?

Sim, especialmente ser forem placas moles, ricas em colesterol. Elas são as que as pessoas correm mais risco, pois podem romper, mas conseguimos diminuir esse tipo de placa.

Eu tenho uma paciente que tinha 50% na artéria principal do coração, e depois de 5 anos de tratamento, hoje não tem nada. É raro? É raro, mas não é impossível.

Agora, as placas duras, de cálcio, essas a gente não consegue reverter, ainda. Mas olha, deixa eu explicar, uma placa dura, com cálcio, é uma placa que tem menos risco de romper. É uma forma do seu corpo te proteger.

Então, se você der um remédio de colesterol, você pode enxugar o tamanho da placa, e endurecer, vai aumentar o escore de cálcio. E isso não é ruim, porque reduz o risco dessa placa se romper.

Pode tomar suplementos? Pode! Mas tem que tomar remédios!

Temos 3 remédios principais para colesterol no mercado (e veja, tratando colesterol você estará tratando suas placas e reduzindo seu risco de infarto e derrame)

As estatinas – que são os remédios mais prescritos—Você deve conhecer- sinvastatina, rosuvastatina, atorvastatina, pitavastatina…

Onde que elas agem? Elas agem no fígado, reduzindo a fabricação do colesterol.

Outra medicação importante para reduzir o colesterol é o ezetimiba, que reduz a absorção do colesterol pelo intestino.

Quando associamos uma estatina com o ezetimiba, conseguimos colocar o paciente na faixa que eu falei, mesmo com uma dose mais baixa de estatina.

Quanto menor a dose, menos efeito colateral.

E a terceira grande classe de remédios para reduzir o colesterol são os inibidores de pcsk9. Eles bloqueiam a produção de PCSK9 nos hepatócitos- lá no fígado.

O fígado tem duas funções- uma é produzir o colesterol. E outra é limpar o colesterol. As estatinas reduzem a produção de colesterol pelo fígado, por isso reduz o colesterol circulante. Agora, tem pessoa que não consegue limpar o colesterol.

A PCSK9 é uma enzima que se liga a receptores de LDL, impedindo que o colesterol ruim seja removido pelo fígado. Então, esses remédios novos inibem o pcsk9, ou seja, vai ter receptor para limpar o colesterol. Vai limpar o ralo do fígado. O colesterol vai conseguir ser eliminado.

E veja que interessante. Até há pouco tempo a gente tinha injeções a cada 15 dias. Melhorava? Muito. É um dos poucos remédios que baixa lipoproteína a, que sabemos que aumenta risco de infarto.

Agora, temos um outro remédio, o inclisiran, que podemos dar a cada 6 meses. Imagine, tomar duas injeções por ano, e seu colesterol ficar sempre na faixa. Interessante.

O problema que esses remédios são caros. Já baratearam, bastante, mas ainda são inviáveis para a maioria

Além de tomar remédios, o que você tem que fazer para deixar suas artérias limpas?

Comer os alimentos que eu falei mas também introduzir mais frutas, vegetais e graus integrais na dieta.

Evitar alimentos que fazem mal para suas artérias

Praticar atividades físicas, pelo menos 150 minutos de atividades moderadas por semana- intercalando entre exercícios aeróbicos e musculação, controle bem a pressão, sua glicose, e seu estresse. Durma bem e não fume.

Não tem fórmula mágica, mas tratando direito, não deixando nem um fio solto, você poderá ter uma vida saudável, viver muito, apesar das placas, ou mesmo se você já teve um infarto, um derrame, ou fez cirurgia cardíaca. Siga o que eu acabei de falar, sem cabeça dura. Pense nas suas artérias com carinho.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Os Melhores alimentos para Limpar Suas Artérias

Os Melhores alimentos para Limpar Suas Artérias
Os Melhores alimentos para Limpar Suas Artérias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *