Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Os Impactos da Tecnologia na Saúde e no Bem-Estar

Os Impactos da Tecnologia na Saúde e no Bem-Estar da população. As redes sociais rompem barreiras geográficas, nos colocam em contato com pessoas queridas e proporcionam conteúdos para todos os gostos — informativos, educativos e de entretenimento.

Porém, há também um lado negativo na relação entre redes sociais e saúde mental.

O tempo dedicado a elas pode gerar consequências negativas em vários aspectos, como na percepção sobre a própria vida, autoestima, qualidade dos relacionamentos interpessoais, comportamento alimentar, produtividade da rotina e até no ciclo de sono.

Continue a leitura para entender melhor esses impactos e conferir dicas para extrair apenas o melhor das redes!

Instagram é a pior rede social para saúde mental de jovens, diz pesquisa

O Instagram foi considerada a pior rede social no que concerne ao impacto sobre a saúde mental dos jovens, segundo uma pesquisa do Reino Unido.

Na enquete, 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos avaliaram aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.

Organizações de saúde mental pediram às empresas que mantêm os aplicativos a aumentar a segurança dos usuários.

Saiba Mais!

A Psicóloga Paula Gerlach explica que a busca excessiva por likes ativa o hormônio da dopamina e gera dependência emocional.

O que é dopamina?

A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para as várias partes do corpo. A substância é conhecida como um dos hormônios da felicidade e quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.

“Para uma que já tem uma tendência a depressão, que já tem problemas cotidianos todas essas coisas podem servir de gatilhos”, explica a jornalista Tatiana Ferraz.

Pensando na proteção dos seus usuário, o YouTube Normose adotou uma estratégia para proteger sua imagem e assim diminuir as possibilidades de assédio.

Assista a matéria completa:

Os problemas de saúde mentais e comportamentais são caracterizados por alterações de pensamento, comportamento ou humor, juntamente com a angústia ou deterioração do funcionamento psíquico global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 350 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão.

Com isso, o uso das redes sociais se tornou um hábito de interação social em diferentes populações. O aumento no tempo dispensado fazendo o uso das redes sociais se relaciona ao sentimento de isolamento que, após a pandemia da covid-19, se tornou maior e contribuiu para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Os efeitos do consumo descontrolado de redes sociais não devem se limitar somente ao gasto de um tempo que poderia ser dedicado a outras tarefas. Por isso que, com o vício, os usuários podem ter prejuízos emocionais e significativos.

A relação entre redes sociais e saúde mental pode aumentar os seguintes problemas:

  • Impulsividade;
  • Ansiedade excessiva;
  • Transtornos de humor;
  • Consumo de substâncias;
  • Hostilidade e comportamento agressivo;
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
  • Solidão, baixa autoestima e tendência a atitudes suicidas.

Outro método que faz com que a saúde mental seja fragilizada nas redes sociais é o cyberbullying. O anonimato e a falta de privacidade e segurança ajudam na disseminação da violência e afeta a saúde mental do indivíduo.

Na tentativa de melhorar os possíveis impactos na saúde mental de seus usuários, algumas redes sociais têm se esforçado e criado barreiras e estratégias para prevenir problemas.

O aplicativo “Instagram” retirou a visualização dos números de curtidas e o objetivo principal é diminuir a ansiedade e melhorar a autoestima de seus usuários, tornando o conteúdo mais leve.

Além disso, outro recurso que a plataforma integrou em suas atividades é que, quando hashtags como “ansiedade” ou “depressão” são exibidas, uma mensagem oferecendo ajuda e auxílio de uma rede especializada em oferecer apoio emocional gratuito e em sigilo aparece para o usuário.

Outros itens importantes para quando é decidido realizar o tratamento são:

  • Necessidade de psicólogos e outros profissionais de saúde na identificação e tratamento adequados de traumas causados pelo uso abusivo da internet, buscando sensibilizar o paciente sobre o seu problema;
  • Grupos de apoio on-line e terapias familiares podem fornecer orientação útil para os pais, incluindo conselhos sobre monitoramento de comportamentos na Internet e assistência para crianças;
  • A base do tratamento da depressão são as intervenções farmacológicas e psicológicas;

Existem grupos de auxílio que abordam temas importantes para que os participantes percebam que a internet se tornou um meio alternativo de obter certas coisas que eles não conseguem na vida real.

Caso esteja com algum sintoma de tristeza, raiva, pensamentos ruins ou se sinta exausto (a), a recomendação é procurar um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra para receber ajuda, tornando sua vida muito mais leve.

Acesse o site Viva Com Saúde Total e tenha acesso a várias dicas de saúde e vida saudável!

Os Impactos da Tecnologia na Saúde e no Bem-Estar

Os Impactos da Tecnologia na Saúde e no Bem-Estar
Os Impactos da Tecnologia na Saúde e no Bem-Estar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *