Benefícios da Prática de Exercícios de Relaxamento e Respiração
Benefícios da Prática de Exercícios de Relaxamento e Respiração. Técnicas de respiração e de relaxamento muscular ajudam a controlar crises de pânico e podem até evitá-las. Aprenda aqui duas das mais utilizadas.
Ter crises de pânico não significa sofrer de síndrome do pânico. Algumas pessoas, em situações específicas, podem ter uma crise isolada e passar longos períodos sem nenhuma outra.
A síndrome pode se instalar quando as crises começam a prejudicar o dia a dia, por exemplo, se as crises forem muito frequentes ou gerarem um medo que afete o cotidiano da pessoa.
A Psicóloga Priscila Silveira explica que ataques de pânico pode acontecer com pessoas diagnosticadas com transtorno de pânico, transtorno de ansiedade, estresse pós-traumático, fobias e até mesmo que não tem nenhum tipo de diagnóstico, mas que possam estar passando por momentos de estresse, preocupação e ansiedade.
Pensamentos negativos, estresse e ansiedade faz com que nosso corpo acione o sistema nervoso simpático, responsável por nossa proteção e quando esse sistema recebe uma mensagem do nosso corpo que algo não está bem e que algo nos ameaça e faz com que nos preparemos para lutar ou fugir.
Com isso, gera uma série de alterações químicas nos nossos organismos e muitas vezes quando estamos ansiosos podemos fazer a respiração, a hiperventilação, que nada mais é que uma respiração mais curta, superficial e ofegante e essa respiração é que vai provocar uma série de sensações que podem ser muito desagradáveis ao nosso organismo.
Quando hiperventilamos acabamos consumindo mais oxigênio e expelindo mais dióxido de carbono. Essa alteração de dióxido de carbono e oxigênio no nosso organismo irá produzir uma série de reações no nosso organismo. Sensações como tremores, tonteiras, sudoreses nas mãos, desconfortos abdominais, enjoos, formigamentos, tensão musculares e que muitas vezes e que muitas vezes pensamos que é algo ainda mais graves e que na verdade nada mais é que uma hiperventilação.
Uma manobra que você pode utilizar nesse momento é pegar as suas mãos, colocar em formato de concha e envolver na boca e nariz e faça o exercício com atenção plena. Respire devagar, de forma lenta, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Repita o exercício por cerca de 30 segundos, isso irá te ajudar a regular essa respiração de oxigênio de dióxido de carbono e isso vai melhorar essas sensações de pânico.
Além disso, é importante que você mude o seu padrão de pensamentos. Saiba Mais!
Se essas técnicas e práticas não ajudarem amenizar os sintomas, é importantíssimo que você procure ajuda de um profissional.
Confira o vídeo: