Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Quais são os benefícios do abacate para o corpo humano

Quais são os benefícios do abacate para o corpo humano.

Confira como ter uma dieta natural e saudável com a fruta nas suas refeições

Faz bem comer abacate?

Algumas pessoas encaram o abacate como um vilão da dieta, por ser uma fruta gordurosa e bastante calórica. Mas os ácidos graxos monoinsaturados contidos no fruto do abacateiro são as chamadas gorduras “boas” para o coração, responsáveis pela redução dos níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue, capazes ainda de prevenir doenças cardíacas e até câncer.

Além de ser um grande aliado da alimentação saudável, ele ainda pode ajudar no emagrecimento e a ganhar massa muscular. Saborosa e versátil, agradando tanto quem é do salgado quanto dos doces, a fruta queridinha do momento é rica em fibras, potássio, sódio, magnésio, fósforo, vitamina A, C, E, K 1, folato, B-6, niacina, ácido pantatênico, riboflavina, colina, luteína, zeaxantina, criptoxantina, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir os riscos de doenças crônicas.

Existem centenas de tipos de abacates que variam em formas, tamanhos, cores e texturas. São conhecidas mais de 500 espécies, das seguintes origens: guatemalteca, antilhana e mexicana.

No Brasil, são produzidas as variedades Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass – conhecida como avocado. O período de safra é de fevereiro a agosto.

Quais são os benefícios do abacate para o corpo?

Desde o auxílio no emagrecimento até a prevenção de doenças, passando pelos ganhos estéticos, confira 13 benefícios desta fruta à nossa saúde corporal:

  1. Hidrata cabelo e pele

Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios e favorece o seu crescimento. Isso acontece devido ao fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas do complexo B e E, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e saudável. Além da vitamina E, contém Luteína e a Glutationa, potentes antioxidantes que também trazem benefícios para a pele, evitando o surgimento de rugas e marcas de expressão. Inclusive, auxilia na redução da celulite.

  1. Previne o envelhecimento precoce

Os benefícios para a pele são, principalmente, combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

  1. Favorece o ganho de massa muscular

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na formação de massa muscular, pois é rico em gorduras boas, o que proporciona energia ao organismo para realizar o treino, além de fornecer proteínas que favorecem a recuperação do músculo. Também é uma fruta rica em magnésio (mineral importante para a contração muscular) e potássio (que ajuda contra a fadiga e a evitar as cãibras).

  1. Previne doenças cardíacas

Por ser uma fruta rica em fitoesteróis provenientes das gorduras, ajuda a diminuir os marcadores sanguíneos que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol “ruim” (LDL). Ainda favorece a síntese do colesterol “bom” (HDL), evitando o acúmulo de placas nas artérias.

  1. Controla a hipertensão

A fruta possui boas quantidades de potássio e magnésio, minerais importantes que contribuem para reduzir a pressão arterial, uma vez que o potássio favorece a eliminação do sódio pela urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

  1. Previne o câncer

Devido ao seu teor de antioxidantes como o ômega-3 e vitaminas C, A e E, o consumo regular de abacate ajuda a neutralizar a formação de radicais livres no organismo e minimizar o processo de estresse oxidativo. Além disso, o ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada presente no abacate, exerce efeito anti-inflamatório e anticancerígeno, pois pode induzir a morte das células tumorais, diminuindo, assim, o risco de câncer.

  1. Ajudar a regular o açúcar no sangue

O abacate é rico em gorduras boas, além de ser baixo em carboidratos e com boa quantidade de fibras, o que a torna uma excelente fruta para ser consumida tanto por pessoas com pré-diabetes, quanto por pessoas que têm diabetes, já que ajuda a regular a glicemia e a evitar que fique elevada.

  1. Fornece ácido fólico

O abacate é rico em ácido fólico e, por isso, o seu consumo regular ajuda a estimular a formação de células sanguíneas, como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, prevenindo e melhorando a anemia. É importante para mulheres que pretendem engravidar ou que estão no primeiro trimestre de gravidez, pois o ácido fólico é uma vitamina que participa na formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo o surgimento de algumas doenças congênitas.

  1. Regula o intestino e promove saciedade

O abacate, por ser rico em fibras, também ajuda a combater a prisão de ventre, já que aumenta o volume das fezes e favorece o trânsito intestinal. As gorduras monoinsaturadas (gorduras boas que o abacate carrega) também possuem propriedades laxativas, já que auxiliam na lubrificação das fezes.

  1. Ajuda a emagrecer

Também pela grande quantidade de fibras dietéticas, principalmente insolúveis, fornecendo 3 gramas de fibras a cada 100 gramas, a fruta permite controlar o apetite e evitar o consumo excessivo de alimentos, já que aumenta a sensação de saciedade e regula o açúcar no sangue. Além disso, também possui vitaminas do complexo B, que são necessárias para o bom funcionamento do metabolismo. Para ajudar a perder peso, o abacate deve ser incluído na alimentação em pequenas porções.

  1. Melhora o funcionamento cerebral

A presença das gorduras benéficas e de antioxidantes promove o bom funcionamento do cérebro. A luteína (carotenoide) e o ômega 3 otimizam a memória, por estimularem a renovação das células cerebrais. Por ser rico em ácido fólico e magnésio, o abacate também ajuda na prevenção da depressão, demência e Alzheimer, pois participam na síntese de neurotransmissores que melhoram também a concentração e a motivação.

  1. Diminui o cortisol, hormônio do estresse

Outras substâncias importantes encontradas na fruta são o beta-sitosterol e glutationa, para controlar o cortisol, o “hormônio do estresse”. Também ajuda a diminuir a ansiedade, devido ao potássio e ao lítio. A vitamina B3 ainda age no sistema nervoso, contribuindo para a manutenção da produção de alguns hormônios que proporcionam sensação de relaxamento, melhorando o sono.

  1. Previne doenças articulares e osteoporose

O abacate tem ainda ação protetora das cartilagens, devido à sua ação anti-inflamatória, auxiliando na prevenção de doenças articulares, como artrite e artrose. Além disso, os minerais zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio diminuem o risco de osteoporose, pois aumentam a densidade mineral óssea. A fruta conta também com vitamina K e D, que juntas ajudam na regeneração dos ossos.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Quais são os benefícios do abacate para o corpo humano

Quais são os benefícios do abacate para o corpo humano
Quais são os benefícios do abacate para o corpo humano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *