Alimentação Saudável na Infância: Como Estimular Bons Hábitos desde Cedo
Alimentação Saudável na Infância: Como Estimular Bons Hábitos desde Cedo.
Como estimular bons hábitos alimentares em crianças e jovens?
A importância de hábitos alimentares saudáveis na infância
É muito importante que os bons hábitos sejam implementados logo no início da introdução alimentar.
⠀
A ingestão de alimentos mais firmes, como cenoura e beterraba cruas, maçã e coco em fruta, proporciona o fortalecimento da musculatura da boca. Outra dica é, ao inserir carnes na dieta da criança, que sejam pedaços maiores, a fim de estimular a mastigação.
⠀
Permitir que a criança perceba texturas diferentes é importante para exercitar a sensibilidade. Alimentos coloridos e agradáveis podem facilitar a alimentação.
⠀
E atenção: não utilize a comida como objeto de chantagem. Isso pode prejudicar a relação da criança com o ato de comer.
⠀
Assista ao vídeo da fonoaudióloga Ocyomara para entender mais sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis na infância.
Criar a rotina de se alimentar bem desde cedo é fundamental para garantir bons hábitos durante a vida adulta e viver com mais saúde, qualidade e bem-estar.
O desenvolvimento infantil contempla diversos processos de aprendizagem, que envolvem muitas transformações, como o hábito alimentar. Trazer conscientização sobre a importância e os benefícios de uma alimentação saudável desde a infância torna esse movimento mais natural e prazeroso.
O que é uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável é aquela que garante que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É por meio da alimentação que o organismo da criança obtém energia para as atividades rotineiras, como brincar, estudar, conversar, dançar etc.
Na alimentação realmente saudável, leva-se em conta variedade, equilíbrio, quantidade e qualidade dos alimentos que estão sendo ingeridos. Da mesma forma, busca-se uma ingestão balanceada de nutrientes e vitaminas, considerando uma correta proporção no consumo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, entre outros. Juntos, esses componentes participam do bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Os benefícios da alimentação saudável
Uma pessoa com uma alimentação saudável é menos vulnerável a ter algumas doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão, além de ter mais disposição e energia.
O consumo consciente e equilibrado de bons alimentos é ótimo para o organismo e age em nossa mente, nos deixando com bom humor, mais dispostos e concentrados.
Os benefícios são inúmeros e agregam em nossa qualidade de vida, pois, como consequência, também é possível reduzir ou manter o peso, fortalecer os ossos, regular o intestino e melhorar a qualidade do sono.
Como ensinar uma criança a comer bem?
Manter uma alimentação saudável é desafiador, mas também é mais fácil do que parece. Tudo começa por um cardápio variado, bons exemplos e leveza na hora das refeições.
Ah, esse tipo de cardápio, diversificado e nutritivo, precisa ser incentivado desde os primeiros anos de vida e de forma constante, assim são criados os bons hábitos!
Algumas dicas de como desenvolver uma alimentação saudável desde cedo:
Seja o exemplo
As crianças fazem o que a gente faz e não o que a gente fala. Se você quer que seu filho desenvolva bons hábitos alimentares, seja o exemplo. Os pais e familiares devem cuidar para não criar um ambiente propício à alimentação excessiva ou um estilo de vida sedentário.
Estabeleça horários para as refeições em família
Criar certos hábitos e regras para os momentos das refeições é uma boa forma de aproveitar esse tempo para conversar com as crianças sobre o assunto, unindo teoria e prática. É nesta hora que é possível determinar o que pode ser consumido no lugar do refrigerante, por exemplo, e também alertar para a importância de não cometer excessos. Também é uma excelente oportunidade para apresentar as variadas opções de alimentação saudável para cada momento do dia.
Introduza os alimentos saudáveis de maneira divertida
Muita cor e diversão. Ofereça à criança cardápios coloridos e servidos de forma divertida. Você pode, por exemplo, criar desenhos ao servir a comida no prato. Também vale misturar alimentos que a criança gosta com outros que ela ainda não conhece. Alguns pratos normalmente fazem a alegria das crianças e ajudam a diversificar as refeições.
Para incentivar os bons hábitos alimentares e despertar nos pequenos a curiosidade pela diversidade de frutas, verduras e legumes, o Domus promoveu como prática pedagógica uma feira. Assim, de forma prática, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, tocar e experimentar alimentos, pra lá de saudáveis!
Na barraquinha do feirante Joaquim, os alunos nomearam os alimentos e assim ampliaram o seu vocabulário e foi permitido que o estudante levasse os produtos comprados para casa!
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso