Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele Durante a Gravidez: Dicas e Produtos Seguros

Cuidados com a Pele Durante a Gravidez: Dicas e Produtos Seguros.

A gravidez é uma das etapas mais lindas e gratificantes da vida de muitas mulheres, principalmente por estar gerando outra vida. Porém, existem alguns cuidados na gestação que você precisa ter com a sua pele.

Cuidar da pele durante esse período, sem prejudicar o bebê, é uma das principais dúvidas das gestantes, isso porque, toda a região do corpo está mais sensível do que o normal, por conta de todas as mudanças ocasionadas pelo processo.

Então, para auxiliar você a cuidar da sua pele com segurança, nós, da Panvel, separamos algumas dicas indispensáveis. Acompanhe o conteúdo e confira!

Cuidados na gestação: dicas seguras para manter sua pele saudável

O cuidado com a pele do rosto e corpo é essencial, principalmente durante a gravidez. Isso porque, a gestação causa diversas mudanças no organismo da mulher, como o aumento de hormônios e muito mais.

Um dos maiores exemplos dessas condições são os surgimentos de melasma, ou seja, as tão famosas estrias, além de manchas. Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados, confira abaixo algumas dicas:

Hidrate sua pele

A hidratação da pele é um dos cuidados principais que você precisa ter durante o seu dia a dia. Isso porque, acontece o processo de esticamento da barriga, pois o bebê precisa se acomodar da melhor maneira no útero da mamãe.

Essa ação acaba afetando a disposição das fibras, onde se rompem e causam as estrias. Contudo, a hidratação da pele acaba prevenindo essa condição em muitas mulheres.

A principal função dos cremes hidratantes é garantir maior elasticidade dessas fibras, já que os produtos as suavizam. Assim, é possível evitar o rompimento e, consequentemente, as estrias. Por isso, você precisa se atentar a esse cuidado.

Atente-se aos raios solares

Como a pele da mulher fica mais sensível devido às mudanças hormonais, é comum surgirem manchas quando ela é exposta ao sol. Mas é possível evitar essa condição?

A dica principal é que as grávidas evitem exposição aos raios solares durante os 9 meses de gestação. Além disso, também existem roupas projetadas para atender essas necessidades e manter o cuidado necessário.

Porém, um dos produtos essenciais que não podem faltar é o uso do protetor solar, ele auxilia na prevenção e protege sua pele do sol. Contudo, é importante consultar seu médico para saber qual é o mais indicado.

Previna-se de varizes

Outro assunto bastante preocupante para as grávidas são as varizes. Isso porque, a barriga e também os hormônios acabam afetando o retorno do sangue das pernas até o coração.

Dessa forma, muitas mulheres desenvolvem rapidamente essas marcas, já que o processo causa inchaço e dilatação das veias. Vale ressaltar que essa condição não some tão facilmente após o parto.

Quem possui predisposição genética tem mais chances de desenvolver as varizes grossas. Para prevenir, a dica é colocar os pés acima do volume da sua barriga durante a parte da noite.

Atenção! É importante ficar parada nessa posição por um determinado tempo. Outra dica de cuidados na gestação é utilizar meias elásticas, com elas, é possível também evitar a condição.

Mantenha o controle do peso

O ganho de peso é algo inevitável durante a gestação, já que a mulher está gerando outra vida, contudo, o aumento de apetite pode ser um problema na hora de controlar o seu peso.

Além disso, é importante ressaltar que isso pode aumentar ainda mais as chances de desenvolver estrias e manchas.

Então, é fundamental manter uma alimentação saudável durante o processo. O recomendado também é praticar exercícios físicos de baixo impacto.

Lembre-se de ter sempre o acompanhamento do seu médico, assim, é possível ter uma gravidez segura e também saudável.

Quais os produtos podem ser utilizados durante a gravidez?

Durante a gestação é fundamental ter cuidado na hora de aplicar qualquer produto na sua pele, isso porque, a sua corrente sanguínea pode absorver as substâncias contidas no cosmético, afetando o bebê

Portanto, a grávida pode utilizar os seguintes produtos e substâncias:

  • Vitamina C;
  • Loções hidratantes;
  • Ácido azeláico;
  • Ácido ascórbico;
  • Ácido kójico;
  • Protetor solar.
  • Quais produtos proibidos?

Existem diversos produtos comercializados no mercado, porém, alguns são extremamente proibidos para as mulheres grávidas.

Antes de adquirir os produtos, é fundamental conferir os ingredientes, além de suas funções.

Mas afinal, quais são os produtos proibidos para uso durante a gravidez? Descubra abaixo!

  • Cremes clareadores como hidroquinona;
  • Produtos com ácido retinóico;
  • Cremes antirrugas com retinol;
  • Tinta para cabelos;
  • Ácido salicílico;
  • Branqueadores dentários com peróxido;
  • Botox;
  • Cânfora;
  • Chumbo;
  • Entre outros.

Embora existam produtos proibidos para mulheres, há outros que são indicados para usar durante a gravidez.

Os cuidados na gestação exigem um pouco mais de atenção, principalmente na hora de garantir a segurança da mulher e do bebê durante essa fase.

Seguindo as dicas citadas ao longo do texto, é possível manter a sua pele saudável, sem prejudicar o seu filho.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Cuidados com a Pele Durante a Gravidez: Dicas e Produtos Seguros

Cuidados com a Pele Durante a Gravidez: Dicas e Produtos Seguros
Cuidados com a Pele Durante a Gravidez: Dicas e Produtos Seguros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *