Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Saúde da Mulher

Educação em Saúde

Cuidados com a Pele

Educação em Saúde

Suplementação Durante a Gravidez: Vitaminas e Minerais Essenciais

Suplementação Durante a Gravidez: Vitaminas e Minerais Essenciais.

Neste vídeo, a Dra. Bruna Pitaluga explica a importância da suplementação nutricional nas primeiras 28 semanas da gravidez. O ponto crítico do desenvolvimento fetal é durante o terceiro trimestre da gravidez, onde ocorre o amadurecimento das estruturas cerebrais do neném, portanto, é necessário preparar a gestante durante as primeiras 28 semanas para esse período através da suplementação, se necessária, de nutrientes e vitaminas fundamentais, como o zinco, o selênio, o cobre, as vitaminas A e B, o magnésio e o ômega 3.

Não deixem de pedir ferritina com 24 semanas junto com o exame de tolerância oral à glicose. Peçam, ao menos, um ferro sérico e uma saturação de transferrina para suas pacientes, afinal, se entrarem em deficiência de ferro no terceiro trimestre, o cérebro fetal será afetado. Corrijam deficiências nutricionais e erros dietéticos o quanto antes, pois a partir deste terceiro trimestre, não há mais espaço algum para eles.

Suplementação para gestantes: 5 melhores opções + cuidados

A gravidez é uma fase cheia de mudanças e adaptações, tanto físicas quanto emocionais. Para garantir que mãe e bebê fiquem saudáveis nesse período, uma das principais estratégias é a suplementação para gestantes.

O desenvolvimento do feto ao longo da gestação depende dos nutrientes que o organismo materno oferece. Por isso, durante o pré-natal, é feita a suplementação de micronutrientes essenciais, que vão prevenir diversos problemas.

Além dos suplementos de rotina, a inclusão de outros elementos depende da necessidade que cada mulher apresenta. Por ser uma fase delicada, antes de incluir qualquer remédio ou suplemento na rotina, é fundamental passar pela análise médica.

Quer saber quais são as opções de suplementação na gravidez mais comuns, atender para que serve e a importância de manter bons níveis dos nutrientes? Continue a leitura e entenda cada detalhe.

Para que serve suplemento para gestante?

A suplementação para gestantes serve para evitar déficits nutricionais que podem prejudicar o desenvolvimento fetal ao longo da gestação. Porém, alguns suplementos podem entrar na rotina da mulher antes da gravidez, como uma estratégia preventiva para garantir que os micronutrientes necessários estejam em níveis adequados.

O processo é feito justamente porque as demandas nutricionais aumentam durante a gravidez, afinal, a mulher precisa suprir as necessidades do próprio organismo e as do bebê em formação.

Entretanto, é essencial destacar que, a suplementação na gravidez não elimina a necessidade de manter uma alimentação saudável e balanceada com diversidade de frutas, legumes, verduras, além de fazer os exercícios indicados na gestação.

Outra conduta primordial nessa fase é evitar alimentos ultraprocessados, frituras e pratos ricos em açúcar e gordura saturada e não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.

Qual a importância da suplementação na gravidez?

A suplementação para gestantes é importante porque os micronutrientes consumidos auxiliam o organismo nas atividades metabólicas que garantem o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, o desenvolvimento natural do bebê.

Alguns problemas que os suplementos ajudam a evitar são:

  • pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial da mulher);
  • restrições no crescimento fetal;
  • falhas na formação do tubo neural do bebê;
  • problemas na formação do esqueleto, entre outros.

Nos casos de gravidez não planejada, iniciar o pré-natal é o primeiro passo para identificar possíveis déficits de nutrientes essenciais para o organismo. Quando a mulher planeja a gravidez, os suplementos podem ser incluídos no planejamento da gestação, desde que o processo seja acompanhado por um médico.

5 opções de suplementação para gestantes

Os dois principais micronutrientes da suplementação para gestantes são o ácido fólico e o ferro. Ambos são recomendados para todas as mulheres. Já vitamina D, ômega 3, zinco, vitaminas B6 e B12, biotina e cálcio podem ser incluídos, caso o médico identifique a necessidade.

Entenda qual a função de cada um dos suplementos acima e como eles contribuem para o bom andamento da gravidez:

  1. Ácido fólico

O ácido fólico, ou vitamina b, é um micronutriente que atua no processo de reprodução celular e na formação dos tecidos. Em quantidades insuficientes no organismo pode:

  • interferir na formação do tubo neural do feto;
  • influenciar o parto prematuro;
  • provocar descolamento da placenta;
  • aumentar o risco de óbito neonatal;
  • hemorragia pós-parto;
  • retardar a maturação do sistema nervoso.

Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada a suplementação diária por via oral de 400 µg (0.4 mg) de ácido fólico para as gestantes.

A inclusão do suplemento pode começar de um a três meses antes da gestação e manter-se até a 12ª semana. Porém, a suplementação só deve ser iniciada após avaliação e com orientação médica.

  1. Ferro

O ferro é essencial na suplementação para gestantes por ser um elemento que participa da formação de glóbulos vermelhos. A anemia por falta de ferro afeta 23% das gestantes brasileiras, segundo uma pesquisa recente da Universidade de Brasília (UnB).

A estatística coloca o Brasil no mapa na segunda classificação mais alta da OMS e, por isso, é tratado como um problema de segurança pública.

Os principais riscos da deficiência de ferro são: nascimento prematuro, bebê abaixo do peso ao nascer e aumento da mortalidade neonatal.

O suplemento é utilizado entre o segundo e terceiro trimestre da gravidez, conforme a recomendação da OMS.

  1. Vitamina D

A vitamina D, tão comentada, é obtida, principalmente, por meio da exposição à luz solar, pode entrar no protocolo de suplementação para gestantes, caso seja detectado níveis abaixo do recomendado.

As principais funções da vitamina D são no controle dos níveis de fósforo e cálcio, nutrientes que auxiliam na formação dos ossos e dos dentes do bebê.

  1. Ômega 3

O ômega 3 auxilia no processo de transporte do oxigênio no sangue, regulagem da pressão arterial e no processo de coagulação sanguínea.

Por isso, seu papel na suplementação para gestantes é auxiliar na formação do sistema nervoso, visual (retina) e cerebral do feto, além de influenciar na duração do período gestacional e a prevenir a depressão pós-parto.

  1. Zinco

O zinco é um micronutriente que participa na formação de várias enzimas essenciais do organismo, além de participar das atividades dos sistemas imunológico e gastrointestinal.

O déficit da substância está associado a fatores de riscos, como problemas de má formação e doenças genéticas, como anemia falciforme.

Cuidados gerais e com suplementação na gravidez

Um dos principais cuidados na suplementação gestacional é ter orientação médica antes de colocar qualquer suplemento na rotina. Para isso, são feitos exames laboratoriais para avaliar a saúde geral e, assim, identificar quais nutrientes precisam de reforço.

Além disso, outros cuidados que devem ser seguidos na gravidez são:

  • fazer o acompanhamento pré-natal — a OMS recomenda que aconteçam, no mínimo, oito consultas ao longo da gestação;
  • seguir uma dieta saudável e equilibrada;
  • manter as atividades físicas durante a gestação, conforme orientação médica;
  • atualizar o cartão vacinal, reforçando as doses necessárias;
  • parar o consumo de álcool e outras substâncias quanto antes.

Gostou de saber mais sobre suplementação para gestantes? Lembre-se: o médico é seu melhor amigo nessa fase. Então, siga as recomendações e informe sobre qualquer mudança ou desconforto.

Antes de consumir qualquer remédio, informe-se se a substância é recomendada na gravidez e utilize na dosagem indicada.

Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso

Acesse: Viva Com Saúde Total

Suplementação Durante a Gravidez: Vitaminas e Minerais Essenciais

Suplementação Durante a Gravidez: Vitaminas e Minerais Essenciais
Suplementação Durante a Gravidez: Vitaminas e Minerais Essenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *