A Importância da Saúde Sexual para o Bem-Estar Geral
A Importância da Saúde Sexual para o Bem-Estar Geral. A saúde sexual significa, de forma ampla, o exercício da sexualidade com bem-estar físico, emocional, mental e social. Trata-se de viver a sexualidade sem qualquer tipo de coerção, imposição, violência e discriminação – e mais: vivê-la com segurança e prazer.
A saúde sexual refere-se à capacidade das mulheres e homens, ao longo de suas vidas, de aproveitar e expressar sua sexualidade de maneira saudável, evitando riscos como infecções sexualmente transmissíveis, gestações não planejadas, coerções, violência e discriminação. A saúde sexual promove a valorização da vida, das relações pessoais e da manifestação genuína de quem somos. A saúde sexual é enriquecedora, inclui o prazer, e incentiva a autoconfiança e a comunicação nas relações.
A sexóloga irá esclarecer as dúvidas mais frequentes de todos. Confira!
A posição sexual ajuda engravidar?
Não necessariamente. De acordo com a sexóloga, o que ajuda um pouco na concepção é não levantar logo após o ato sexual, principalmente quem tem útero retrovertido.
Tenho 46 anos mas meu desempenho não é bom. Tomo pramil e melhora. Isso pode ser prejudicial para minha saúde a longo prazo?
A queda da testosterona pode sim prejudicar o desempenho sexual ao longo dos anos.
Gostaria de saber se é verdade que quando a mulher chega a uma certa idade ela perde um pouco do desejo sexual? E se no caso dos homens o apetite aumenta.
O desejo sexual em si está muito ligado ao fator psicológico e não diretamente a idade. No entanto, a mulher com o passar do tempo perde a capacidade de produzir os hormônios pelo ovário. O que acontece é uma diminuição da testosterona e com isso a diminuição da libido.
Ejaculação no sexo anal é prejudicial a saúde?
Não. Somente em casos em que a pessoa tem algum tipo de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Qual melhor opção para melhorar a libido? É normal a sensação de preguiça antes do sexo?
O que muda a libido feminina é um fator comportamental e auto-confiança; É preciso mais estímulos sexuais para que melhore a vontade e desejo sexual.
Confira a matéria na íntegra:
Acesse o site Viva Com Saúde Total e tenha acesso a várias dicas de saúde e vida saudável!